Conferências do CHAM02.06.2015
Conferência «Franquismo y Salazarismo en el cine taurino portugués y español: Fronteras culturales de identidad nacional» por Silvia Caramella (CRMCS, University of Sunderland)
16h00 | NOVA FCSH - Torre B, Sala 607 (piso 6)

Esta conferência tem como objetivo apresentar alguns dos aspectos mais importantes do cinema Português respeitantes à utilização ideológica da tauromaquia para a construção artificial de uma identidade nacional ideal. Através da análise textual dos filmes mais populares da história da tauromaquia, desde A Severa (José Leitão de Barros, 1931) ao Os Toiros Mary Foster (Henrique Campos, 1972), foram analisados os conceitos-chave que contribuíram para promoção dos valores do Estado Novo, graças à simbologia do universo das touradas portuguesas. A comparação com o período análogo da produção espanhola, Franco (1939-1975), destaca-se a hierarquia interna das gangues e os rituais das diferentes "corridas nacionais" ofereceram uma linguagem metafórica perfeita para apresentar uma sociedade ideal diferente.

Nota Biográfica
Silvia Caramella (Itália, 1971) é investigadora do Centro de Investigação em Estudos de Media e Culturais na University of Sunderland (Reino Unido). As suas áreas de trabalho incluem a história do cinema e os estudos culturais, com especial ênfase nas questões de identidade no cinema da Península Ibérica. É membro da AHGBI (Association of Hispanists from Great Britain and Ireland), WISPs (Women in Spanish, Portuguese and Latin American Studies) e colaboradora da Fundación de Estudios Taurinos de la Real Maestranza de Caballería de Sevilla.

CHAM / NOVA FCSH - UAc

Cartaz (.pdf)