Quantos habitantes existiriam no ultramarino português em 1800? Qual o peso da população escrava nos diversos territórios? Existiriam mais europeus em Angola ou na Índia Portuguesa? E quais as regiões com maiores níveis de mortalidade?
Com base num extenso conjunto de mapas estatísticos ordenados pela Coroa portuguesa a partir de 1776, a equipa de investigação do projecto Counting Colonial Populations. Demography and the use of statistics in the Portuguese Empire, 1776-1875 pretende responder a várias destas questões. O “International Workshop The Demography of the Portuguese Empire. Sources, methods and results, 1776-1822” corresponde ao primeiro encontro da equipa de investigação.
Um conjunto de especialistas – entre historiadores, demógrafos e estatísticos – reúne-se para discutir as primeiras monografias demográficas dos territórios coloniais portugueses. Partindo de uma estrutura comum estes estudos demográficos pretendem oferecer um primeiro retrato acerca das populações coloniais, com destaque para a qualidade das fontes, volume e composição social dos habitantes e seus comportamentos demográficos.
Organização
CHAM / NOVA FCSH - UAc