PT EN
Seminário Permanente29.01.2021
Leitura e formas de escrita
14h00 (Portugal) | 11h00 (Brasil) | Videoconferência Conferência «Alexina de Magalhães Pinto. A escrita do folclore brasileiro para crianças por uma intelectual do início do século XX.» por Angela de Castro Gomes (UFF)

 

O objetivo da palestra é apresentar Alexina de Magalhães Pinto, que integrou um grupo de intelectuais dedicados a pesquisar o folclore do Brasil, acreditando que esse era um caminho para a construção de uma identidade nacional para a jovem república. Professora e musicóloga, ela uniu suas preocupações pedagógicas com a pesquisa etnográfica, visando construir o que seria o folclore infantil.

Angela de Castro Gomes é professora titular de História do Brasil da Universidade Federal Fluminense,professora emérita do Cpdoc da Fundação Getúlio Vargas e pesquisadora A1 do CNPq. É autora de livros e artigos, entre os quais, A invenção do trabalhismo (2ªed. Rio de Janeiro, FGV, 2005), Intelectuais mediadores (com Patrícia Hansen, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2017) e História Oral e historiografia: questões sensíveis (organização, Rio de Janeiro, Letra e Voz, 2020).

 

 

Comissão Organizadora

Daniel Melo (CHAM)
Patrícia Santos Hansen (CHAM)
 

 

Organização

CHAM

 

 

Abstract (.pdf)

 

Cartaz (.pdf)

 

Seminário Permanente «Leitura e formas de escrita» (Web)