conferência26.05.2021 a 28.05.2021
Space and the Hospital: International Network for the History of Hospitals Conference
online

A 13ª conferência da INTERNATIONAL NETWORK FOR THE HISTORY OF HOSPITALS (INHH) pretende explorar a relação entre o espaço e o hospital. O espaço, tanto nas suas manifestações físicas como conceptuais, têm feito parte dos hospitais no modo como foram projetados, construídos, usados e compreendidos pela sociedade em geral. Ao focar-se no espaço, esta conferência pretende explorar este tema nas dimensões arquitetónica, sociocultural, médica, económica, caritativa, ideológica e pública. Este simpósio online reunirá académicos de várias disciplinas para apresentar estudos de caso explorando a relação entre o espaço e os hospitais ao longo da história e em várias geografias, incidindo em cinco temas: (1) ritual, espaço e arquitetura; (2) os hospitais como espaços «modelos»; (3) o impacto da prática médica e da teoria no espaço; (4) hospitalidade e espaço social; (5) mecenato.

Anna Peterson (INHH)
Edite Alberto (CHAM, NOVA FCSH)
Joana Balsa de Pinho (ICEEPMA; ARTIS, FLUL)

ARTIS, Instituto de História da Arte, FLUL
IECCPMA, Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes
CML, Câmara Municipal de Lisboa

Em parceria com projectos de investigação: Hospitalis: Arquitetura Hospitalar em Portugal nos Alvores da Modernidade (FCT, PTDC / ART-HIS / 30808/2017) e Hospital Real de Todos os Santos: a cidade e a saúde (CML; CHAM, NOVA FCSH).

Contacto: space.inhh@gmail.com

Abstracts book (Web)