V CHAM International Conference21.07.2021 a 23.07.2021
Frontiers of Humanity and Beyond: towards new critical understandings of Borders
NOVA FCSH — Edifício ID, Sala Multiusos 3 (piso 4)

 

O conceito desta Conferência surge dos desafios que a humanidade enfrenta em relação à sua sobrevivência como espécie. A pandemia COVID-19 exacerbou a consciência sobre os limites da vida humana na Terra, à escala global, enquanto as alterações climáticas já há muito colocam em destaque as interações entre os processos sociais, culturais e naturais. Nesse contexto, toda uma nova compreensão da essência e do papel das Fronteiras, nas suas múltiplas dimensões, deve ser trazida à reflexão académica e científica, incluindo também as noções de limites físicos e controlo territorial. A nível político e geográfico, as atuais crises sanitária, humanitária e ambiental exigem a discussão e a redefinição de conceitos e noções sobre Fronteira, no momento presente e ao longo da história, tal como novas abordagens sobre género, classe, etnicidade, crenças religiosas, ou ainda sobre divisões, interseções e hierarquias entre pessoas e com o mundo não-humano.

A Conferência contará com a participação já confirmada de três oradores convidados: Ruth Wilson Gilmore (The City University of New York), Hal Langfur (University at Buffalo) e Shahram Khosravi (Stockholm University). Incluirá cerca de 20 painéis temáticos e mais de uma centena de comunicações.

Uma novidade desta edição da CHAM Conference é a oportunidade de os autores de comunicação aceite submeterem um Working Paper, para posterior publicação em versão digital com ISBN.

Dadas as circunstâncias atuais, este será um evento híbrido – participações presenciais e online – encontrando-se já abertas as inscrições early bird.

 

 

Comissão Organizadora

Pablo Sánchez León (Chair)
Nina Vieira (Chair)
Pablo Ibáñez-Bonillo
Vanessa Rato
Nunziatella Alessandrini
Patrícia Carvalho
Rui Loureiro
 

Organização

CHAM / NOVA FCSH

 

 

Working Papers(.pdf)

 

Website (web)