
Esta apresentação oferece uma série de chaves teóricas e metodológicas para o estudo de movimentos sociais e política contenciosa, a partir de uma perspectiva heterodoxa em relação às suas fontes e objectos de análise. Seu objectivo nesse sentido é duplo. Uma, mais genealógica, é reconstruir as principais tradições teóricas que moldaram, pelo menos desde a década de 1960, esse campo de estudo. A outra consiste em abordar um elenco de temas e problemas que têm estado no centro dos principais debates, tanto clássicos como recentes, a este respeito: a identidade e a dimensão simbólica da acção colectiva, os processos de enquadramento, o papel das emoções e a questão da memória, entre outros. Este itinerário tem como objectivo desafiar estudiosos de conflitos sociais no passado histórico e no presente.
Esta presentación introduce una serie de claves teórico-metodológicas sobre el estudio de los movimientos sociales y la política contenciosa, desde un enfoque heterodoxo en lo relativo a sus fuentes y objetos de análisis. Su objetivo en este sentido es doble. Uno, más genealógico, es el de reconstruir las principales tradiciones teóricas que han dado forma, al menos desde la década de 1960, a este campo de estudio. El otro consiste en abordar un catálogo de temas y problemas que han centrado los principales debates, clásicos y recientes, a este respecto: la identidad y la dimensión simbólica de la acción colectiva, los procesos enmarcadores, el papel de las emociones o la cuestión de la memoria, entre otros. Este itinrario aspira a interpelar a los estudiosos de los conflictos sociales en el pasado histórico tanto como el presente.
Daniel Martínez Lamas - Professor de Ciência Política na Universidade Complutense de Madrid
Seu trabalho se concentra no nexo entre política de memória, acção colectiva e mudanças nas culturas e identidades políticas contemporâneas. Foi investigador visitante na Scuola Normale Superiore (Florença) e no Centro de Investigaciones Sociales do CONICET (Buenos Aires). Acaba de concluir sua tese de doutoramento sobre a construção do movimento memorial na Espanha.
Vídeo disponível no canal YouTube do CHAM
Comissão Organizadora
Pablo Sánchez León (CHAM)
Organização
Rioting in the Early Modern Iberian worlds
CHAM / NOVA FCSH