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Seminário21.10.2025
Modos da Melancolia
15h30 | online “Luto e Melancolia” revisitado através da arte contemporânea de Flávio de Carvalho e Maggi Hambling

 

“Luto e Melancolia” revisitado através da arte contemporânea de Flávio de Carvalho e Maggi Hambling

 

Nesta comunicação, ante ao tema da melancolia, articulamos as reflexões de Sigmund Freud, realizadas em 1917, ao trabalho de dois artistas contemporâneos que têm em comum, a representação post-mortem dos seus progenitores. Com eles, reflectimos que, ocupar-se dos objectos de luto parece contribuir para restaurar as feridas causadas por esse sofrimento agudo. Flávio de Carvalho (1899-1973), artista brasileiro, ao longo da sua carreira aborda, de diferentes formas, o tema da morte. Destacamos a sua Série Trágica, na qual representa, com rigor intimista, a morte de sua mãe. A pintora Maggi Hambling, artista britânica (1945), aborda o tema da morte também, o qual tem um lugar de eleição na economia global da sua obra. Seleccionámos desenhos do seu Sketchbook, onde representa seu pai a morrer e depois da sua morte. Com uma abordagem metodológica qualitativa documental e comparativa, trabalhámos as iconografias e metapsicologia do luto presente nas obras em análise. Visa, assim, contribuir para trazer uma melhor compreensão sobre estas imagens que, abordando o tema da morte, de modo autobiográfico, colocam em cena o estranho do morrer e os seus impossíveis. Ante aos enigmas da morte e às dores da perda dos primeiros outros, revelam que a arte pode ser uma estratégia de comunicação e de elaboração. Desta análise, resulta mais claro o cerne e a missão da arte contemporânea, enquanto linguagem visual, que visa accionar a dimensão da experiência e da implicação da recepção sobre a obra. Neste contexto, auxiliam a expressar o luto e os traços melancólicos decorrentes das perdas, bem como a dimensão reparatória e testemunhal da arte.

 

 

Teresa Lousa, Professora Auxiliar Convidada na FBAUL e investigadora do CHAM (Centro de Humanidades) desde 2016 no grupo Arte, História e Património. É investigadora colaboradora do Cieba (FBAUL). É Professora Auxiliar desde 2008 na Universidade de Lisboa - Faculdade de Belas Artes. Leciona diversas cadeiras no grupo de Ciências da Arte e do Património nas licenciaturas em artes, diversos mestrados e doutoramentos, onde apresenta seminários e orienta várias pesquisas. Tem publicado em revistas internacionais open access. Os seus temas de investigação problematizam os territórios da pintura, iconografia, imaginários, melancolia e género. É Editora da Revista Art&Sensorium (História da Teoria da Arte, Poéticas Visuais), UNESPAR, desde 02/2018, revista internacional indexada com avaliação Qualis A3.

 

Ana Lúcia Mandelli de Marsillac, Universidade Federal de Santa Catarina Psicóloga, Psicanalista, Pós-doutoranda na Universidade Nova de Lisboa, Dra. Artes Visuais - História, teoria e crítica UFRGS. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do PPG em Psicologia UFSC (Área 2 – Psicologia Social e Cultura, Linha 1: Estética, processos de criação e política). Líder do Grupo de Pesquisa: Psicanálise, Processos criativos e Interações Políticas - LAPCIP/UFSC. Integrante do GT ANPEPP: Psicanálise, política e cultura. Pesquisadora das temáticas: corpo, arte, psicanálise e saúde mental. Vinculada à projectos de pesquisa e extensão atrelados aos temas: saúde, psicose, psicanálise e ato criativo. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA).

 

 

 

Comissão Organizadora

Adelino Cardoso  (CHAM)
Teresa Lousa  (CHAM)


 

Organização

CHAM / NOVA FCSH