Plataforma20.05.2021
Lançamento da Base de Dados da Iniciativa Léxico Marinho"
online

A iniciativa bilateral "Léxico Marinho: Construção bilateral de um dicionário europeu de mamíferos marinhos em época moderna" visa a construção conjunta, entre Portugal e Noruega, de um dicionário de nomes comuns europeus de mamíferos marinhos. Esta iniciativa permitirá o estabelecimento e o reforço da rede de contactos e de investigação histórica sobre a caça à baleia, às focas e da apropriação dos mamíferos marinhos, o seu comércio e usos desde a época pré-histórica, medieval e época moderna. Fruto desta cooperação bilateral nasce uma plataforma pesquisável acessível a todo o público, em português, norueguês e inglês e com nomes e informações em Inglês, Português, Norueguês, Sámi, Islandês, Holandês, Alemão, Francês, Espanhol, Catalão, Italiano, Grego e Crioulo.

Esta iniciativa é financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants e co-financiada pelo CHAM - Centro de Humanidades.

Parceiros: University Museum of Bergen – Norway NIFU - Nordic Institute for Studies in Innovation, Research and Education – Norwa

Cartaz