WSD Talk20.10.2021
La web esefardic.es: la plataforma digital en español de referencia para el conocimiento y estudio de los textos sefardíes, por Aitor García Moreno (ILC, CSIC / IUMP, UCM)
18h00 (GMT) | online

No próximo dia 20 Outubro, regressam as WSD Talks. O convidado desta edição será o investigador Aitor García Moreno (ILC, CSIC / IUMP, UCM) , que nos irá falar sobre o projecto digital e-sefardic, um portal de acesso a recursos electrónicos de temática sefardita.

As WSD Talks são uma iniciativa do projecto Western Sephardic Diaspora Roadmap, desenvolvido pelo CHAM e o Laboratório de Humanidades Digitais da NOVA FCSH, com o apoio de fundos internacionais e a parceria da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste (FLUL).

Aitor García Moreno é investigador e vice-director do Instituto de Lenguas y Culturas del Mediterráneo y Oriente Próximo (ILC) do CSIC e colaborador do Instituto Universitario Menéndez Pidal da Universidade Complutense de Madrid. Desde 2015, ele dirige a revista Sefarad, editada pelo CSIC. Autor de vários livros e cerca de cinquenta artigos em revistas e volumes colectivos, García Moreno tem-se dedicado à edição de textos sefarditas, com especial atenção ao seu estudo linguístico e, em particular, à componente lexical. Desde há vários anos que desenvolve em paralelo o Corpus Representativo de la Historia del Judeoespañol (CORHIJE) e o Diccionario Histórico del Judeoespañol (DHJE), ambos acessíveis online no portal e-sefardic. e-sefardic é um portal de acceso a recursos electrónicos originalmente desenvolvidos pelo Grupo de Estudios Sefardíes do CSIC que, durante décadas, foi dirigido por Iacob M. Hassán e Elena Romero. Actualmente, o grupo encontra-se integrado no Departamento de Estudios Judíos e Islámicos do ILC do Centro de Ciencias Humanas y Sociales (CCHS-CSIC).

Cartaz (.pdf)