Panel 04: A casa, o palácio, o convento: mobilidade e transculturalidade nos espaços de poder feminino entre os mundos ibérico e atlântico (séculos XVI-XX) (PT)
Chair: María del Castillo García Romero, Universidad de Castilla-La Mancha
Historicamente, a agência feminina e o exercício do poder manifestaram-se, enquanto constelações, numa rede complexa onde os nós se manifestam numa multiplicidade de esferas, frequentemente ligadas ao ámbito privado. A tríade casa, palácio e convento surge como um conjunto de espaços paradigmáticos que, embora tradicionalmente associados á expectativas de género específicos, funcionaram também como plataformas a partir das quais as mulheres articulavam diversas formas de influência, autoridade e resistência. Esta convocatória convida à submissão de propostas originais que explorem, numa perspetiva multifacetada, as dinâmicas complexas do poder feminino inseridas nestas esferas, abordando as relações e mobilidades geradas no mundo ibérico e atlântico.
Neste sentido, sugerimos as seguintes temáticas:
- A casa como espaço de poder entre o público e o privado: convidamos à análise da gestão dos recursos, da transmissão de conhecimentos e valores, nas suas projecções glocais.
- O palácio. Poder feminino na corte: encorajamos a submissão de investigação sobre figuras femininas nos centros de poder (na diplomacia, o mecenato e a construção de alianças internacionais).
- O convento como microcosmo de autoridade espiritual e autonomia intelectual: Sugere-se a exploração da vida monástica, da liderança abacial, da produção cultural e escrita, das redes de influência e dos conventos como espaços dialéticos transoceânicos.
- Interseccionalidade e cartografias da globalidade: Serão bem-vindos estudos que considerem fatores como o género, a etnia, ou a localização geográfica.
- Materialidade e simbolismo dos espaços transculturais: Análises da cultura material como elemento formador e representativo do poder e da mobilidade.
- Resistência, Subversão e Migrações: Abordaremos como as mulheres utilizaram estes espaços para resistir às normas patriarcais, criar comunidades alternativas ou abordar o exercício do poder de formas não convencionais.
- Imaginários, Representações e Patrimónios transculturais: Esta linha irá focar-se como a literatura e outras manifestações representaram a casa, o palácio e o convento, gerando modelos para os coletivos femininos.
Palavras-chave: Casa; Palácio; Convento; Transculturalidade; Mundo Ibérico e Atlântico
