PT EN
Comemorações 500 Anos Amizade Portugal-Vietname

 

Uma longa história de 500 anos de contactos comerciais e culturais, sem a sombra de nenhuma guerra, nem nenhuma tentativa de colonização, merece naturalmente destaque. O CHAM  aprovou um projecto de Comemorações que acaba de merecer o “Alto Patrocínio” de Sua Excelência o Senhor Presidente da República e o Patrocínio da Embaixada do Vietname.

 

Tendo cabido aos marinheiros, aos diplomatas, aos padres portugueses da Companhia de Jesus e a muitos outros dos nossos antepassados, um papel fundamental no sucesso deste relacionamento, cumpre-nos honrar a sua memória e divulgar a sua importante acção em terras vietnamitas.

 

Tomé Pires escreveu o primeiro texto sobre aquela zona do mundo na sua Suma Oriental (já concluída em 1515); Fernão Peres de Andrade foi obrigado pela monção a fazer ali escala em 1516, tendo contactado com as populações. Cem anos mais tarde chegaria Francisco de Pina S.J. que iniciaria um processo de transcrição fonética da língua vietnamita. Estes factos permitiram a escolha das datas para a comemoração.

 

O Champá e a Cochinchina visitadas e cartografadas pelos Portugueses no século XVI, depois da conquista de Malaca, tornar-se-iam Vietname (Viêt Nam) a partir de 1802 com a reunificação do território pelo imperador Gia Long (fundador da dinastia Nguyên). Certo é que a designação de Cochinchina foi uma corruptela jamais usada pelos naturais da terra que se designavam a si próprios Ðai Viêt (“Povo ilustre”) nos séculos XVI e XVII e assim se apresentavam na Corte Ming.” Das vicissitudes das guerras e da inexistência de fronteiras estáveis, assim como das mudanças de nome, resultou que em Portugal deixasse de se saber onde era realmente a “Cochinchina”. Este termo passou a ter significado de terra distante, lendária, em parte incerta.

 

Ao longo de 2015-2016 várias iniciativas estão previstas para dar a conhecer ao público um património esquecido e aspectos culturais destes dois povos ligados por séculos de História.

 

Estas Comemorações têm o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e o Patrocínio da Embaixada do Vietname.

 

 

Coordenação

Isabel Augusta Tavares Mourão (CHAM)

 

 

Organização

CHAM / NOVA FCSH

 

 

Patrocínio

Presidente da República
Embaixada do Vietname

 

 

Participação

BNP
Padrão dos Descobrimentos / EGEAC
Brotéria
Academia de Marinha
SHIP
ANTT / DGLAB