Paulo Jorge de Sousa Pinto

Investigador Integrado Doutorado   .   Doutorado Contratado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

paulo.pinto@fcsh.unl.pt

Economias, Sociedades e Culturas Mercantis

Áreas de Investigação

História da expansão portuguesa
História económica
História social

ORCID

0000-0002-5162-2964

Ciência ID

E91D-1378-3AB6

Paulo Jorge de Sousa Pinto (n. Lisboa, 1966) é mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa (FCSH/UNL) e doutor em Ciências Históricas pela Universidade Católica Portuguesa, com uma dissertação intitulada "No Extremo da Redonda Esfera: Relações Luso-Castelhanas na Ásia, 1565-1640 - Um Ensaio sobre os Impérios Ibéricos".

Entre 2012 e 2017 foi bolseiro de pós-doutoramento pela Fundação para a Ciência e tecnologia (FCT) com o projeto "Conflito e Colaboração - Presenças e Representações dos Chineses Ultramarinos nas Sociedades Iberoasiáticas (séculos XVI-XIX)".

As suas áreas de estudo e investigação são a Ásia do Sueste, a presença europeia na Ásia (séculos XVI-XVIII) e os impérios ultramarinos ibéricos. Tem publicado trabalhos nestas matérias, nomeadamente “The Portuguese and the Straits of Melaka, 1575-1619: Power, Trade and Diplomacy”, Singapore University Press, 2012.