Ana Cristina Correia Gil

Investigadora Integrada Doutorada   .   Professora Auxiliar da Universidade dos Açores

ana.cc.gil@uac.pt

Grupo de Investigação

Estudos Transculturais, Literários e Pós-coloniais

ORCID

0000-0001-5656-9798

Ciência ID

9117-7CC8-4F95

NOVA RESEARCH PORTAL

Profile

Ana Cristina Correia Gil. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Línguas e Literaturas Românicas, especialidade de Cultura Portuguesa em 2006/05/12 pelo(a) Universidade dos Açores, Mestrado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea em 1997 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras e Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses em 1991 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras.

É Presidente de Unidade Orgânica no(a) Universidade dos Açores, Membro do Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente no(a) Universidade dos Açores, Professor Associado no(a) Universidade dos Açores, Presidente da Comissão Científica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores no(a) Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Presidente da Comissão de Gestão Administrativa da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores no(a) Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Membro do Conselho Geral da Fundação Gaspar Frutuoso, como representante dos Presidentes de Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação da Universidade dos Açores no(a) Universidade dos Açores, Membro do Conselho de Estratégia e Avaliação da Universidade dos Açores no(a) Universidade dos Açores e Representantes dos docentes na Comissão de Curso do Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares (ano letivo 2020-2021) no(a) Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Publicou 8 artigos em revistas especializadas. Possui 16 capítulo(s) de livros e 1 livro(s).

Organizou 8 evento(s). Participou em 44 evento(s). Orientou 3 tese(s) de doutoramento. Orientou 9 dissertação(ões) de mestrado. Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens.

Actua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação com ênfase em Jornalismo. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: RTP-Açores; Media; Programação Televisiva; Serviço Público de Televisão; Regional Public Service TV; Jornalismo Regional; Mulher; João de Melo (1949-....); José Martins Garcia (1941-2002); Vitorino Nemésio (1901-1978); Açorianidade; Globalização; Identidade Regional; Correio da Manhã (Jornal); Cultura; Diário de Notícias; Imprensa Periódica; Jornal i; Jornalismo; Culture; Cultural Press; Journalism; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação; Direitos Humanos; Jornal de Notícias; Meios de Comunicação Social; Público (Jornal); Refugiados; Human Rights; Press; Refugees; Infância; Publicidade; Representação; Televisão; Advertising; Childhood; Representation; Television; Horácio Bento Gouveia; Crónica; Identidade Madeirense; Journalistic Chronicle; Madeira's Cultural Identity; Luís de Camões; Antiépica; Epopeia; Paródia; Literatura portuguesa; Identidade nacional; Estudos Insulares; Ciência; Informação; Estudos da Cultura; Humanidades; Humanidades - Línguas e Literaturas; Poesia; Literacia para os Média; António Lobo Antunes; Literatura de viagens; representação de Portugal; Ética; Política; Tradução; Domingos Rebêlo; Valter Hugo Mãe; Fernando Pessoa; Mensagem; Nacionalismo; África; Antero de Quental; Neorrealismo; Utopia; Distopia; Identidade europeia; José Saramago; Literatura finissecular; Século XIX; Mário de Carvalho; Cultura de Massas; Miguel Torga; Alexandre Herculano; Romance histórico; Mito; Infante D. Henrique; Interculturalidade; Migrações.

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.