Ana Cristina Correia Gil

Investigadora Integrada Doutorada   .   Professora Auxiliar da Universidade dos Açores

ana.cc.gil@uac.pt

Cultura e Literatura

Áreas de Investigação

Estudos literários
História cultural

ORCID

0000-0001-5656-9798

Ana Cristina Correia Gil é docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas) da Universidade dos Açores desde 1993, onde tem leccionado disciplinas dos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, nas áreas de Cultura Portuguesa e de Jornalismo. Desde Outubro de 2016, é Presidente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Entre 2014 e 2017 foi directora da Biblioteca, Arquivo e Museu desta universidade.

Em 2006, concluiu o Doutoramento em Cultura Portuguesa com a dissertação A identidade nacional na literatura portuguesa. De Fernão Lopes ao fim do século XIX, publicada em 2015 pelo CHAM.

É investigadora do CHAM Açores e do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão. As suas áreas de investigação são a identidade nacional, a teoria da cultura, a cultura nacional e o nacionalismo.

Participa regularmente em colóquios e conferências, em Portugal e no estrangeiro, com conferências e comunicações sobre autores e temas ligados à Cultura Portuguesa contemporânea, como Alexandre Herculano, Ramalho Ortigão, Fialho de Almeida, Vitorino Nemésio, Miguel Torga, Mário de Carvalho, António Lobo Antunes, José Saramago, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, Afonso Cruz, Dulce Maria Cardoso e Possidónio Cachapa. Tem também apresentado conferências e comunicações sobre temas ligados à área das Ciências da Comunicação.

Em 2014, ganhou o Prémio Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão com o ensaio «Diferentes perspetivas sobre a identidade nacional: o caso português».