Fabio Tononi

0000-0002-2113-0694

NOVA RESEARCH PORTAL

Profile

Fabio Tononi é bolseiro de pós-doutoramento no CHAM. Ele ensina Filosofia no Centro Luís Krus da NOVA FCSH. Tononi é o Investigador Principal do projecto exploratório IMCS – Imagination and Memory at the Intersection of Culture and Science (2023–2025), financiado pelo CHAM. É co-fundador e co-editor do Edgar Wind Journal (ISSN 2785-2903), e membro da Comissão Directiva do Centre for the Study of Cultural Memory at the Institute of Modern Languages Research, o qual é parte da School of Advanced Study at the University of London. Os seus interesses de investigação incluem a relação entre arte e neurociências cognitivas (sobretudo como se relacionam com as emoções, empatia, imaginação, memória, movimento e a infinitude); a obra de Aby Warburg e Edgar Wind; a essência e funções da Filosofia e da Ciência; a interligação entre arte e ideologia; os conceitos de modernismo, pós-modernismo e hipercultura; a Trilogia Tebana de Sófocles; e poesia. Durante o seu doutoramento, Tononi liderou o Aby Warburg Reading Group e o Seminar at the Italian Cultural Institute em Londres (2020), o Seminar on Freedom and Free Will no Warburg Institute of the School of Advanced Study at the University of London (2019–2020), e o Erasmus and Luther on Free Will Seminar no Warburg Institute (2018–2019). Em 2021, Tononi doutorou-se no Warburg Institute. Em 2016, concluiu o mestrado em Art History, Curatorship and Renaissance Culture no Warburg Institute em colaboração com a National Gallery de Londres. Em 2013, finalizou o mestrado em História de Arte na Universidade de Florença. Em 2010, licenciou-se em História de Arte na Universidade de Parma. Desde 2017, Tononi tem participado das masterclasses do filósofo esloveno Slavoj Žižek no Birkbeck Institute for the Humanities of the University of London. Em 2012, completou um estágio na Villa I Tatti, o Harvard University Center for Italian Renaissance Studies em Florença. Durante a sua carreira, Tononi co-organizou duas conferências, moderou 12 painéis e participou em mais de 40 conferências e seminários na Europa e nos Estados Unidos da América. Entre as suas publicações, encontram-se: Edgar Wind: Art and Embodiment, ed. by Jaynie Anderson, Bernardino Branca and Fabio Tononi (Oxford: Peter Lang, 2024), XXIV, 408 Pages, 49 fig. col., 30 fig. b/w.; and ‘Ernst Gombrich and the Concept of “Ill-Defined Area”: Perception and Filling-In’, Journal of Art Historiography, 29: 2 (2023), pp. 1–27.

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.