António Camões Gouveia

Investigador Integrado Doutorado   .   Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

acamoesgouveia@gmail.com

Grupo de Investigação

Pensamento Moderno e Contemporâneo

ORCID

0000-0002-6053-7411

Ciência ID

9913-60E0-1A71

NOVA RESEARCH PORTAL

Profile

Docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa desde 1981, aí tem leccionado matérias no âmbito da História de Portugal dos séculos XVI a XVIII.

Os seus interesses, investigações e publicações centram-se nas mentalidades, ideias e práticas sociais modernas, com contribuições de salientar para a história da nobreza, dos saberes, da vida religiosa e do quotidiano.

Entre 1991 e 1997 manteve uma estreita e activa colaboração com a Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses.

Em 1998 é um dos fundadores da empresa Há Cultura que se insere no mercado das novas indústrias da Cultura, com especial incidência nas artes performativas e do corpo e na programação e produção de eventos científico-culturais.

De 2004 a 2013 foi Coordenador Científico da Fundação Robinson, em Portalegre.

Juntando estas duas dimensões, a universitária e a de programador cultural, fez crescer os seus interesses teórico-científicos, integrando neste momento, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sendo um dos mentores e actual Coordenador Executivo, o Segundo Ciclo em Práticas Culturais para Municípios.

De Janeiro de 2010 a Dezembro de 2012 foi Director do Museu de Évora.

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.