Investigador Integrado Doutorado . Professor Catedrático da Universidade dos Açores
Grupo de Investigação
Dinâmicas Sociais, Económicas e Políticas
ORCID
Ciência ID
Avelino de Freitas de Meneses (n. 1958) é Doutorado em História Moderna e Contemporânea (1992), Professor Catedrático (2000) e ex-Reitor da Universidade dos Açores (2003-2011).
É autor, co-autor ou organizador de 14 livros e de uma centena de capítulos e artigos que, nas dimensões local, regional e geral, evidenciam sobretudo a contribuição dos Açores para a projeção de Portugal, desde o advento dos descobrimentos. Da História, possui um sentido utilitário, pois é eminentemente uma ciência da atualidade, embora possua por objeto a reconstituição das vivências de outrora. Na verdade, a análise do passado é um meio de entendimento do presente e um auxiliar de projeção do futuro.
De 2003 a 2011, no desempenho das funções de Reitor, definiu por lema de ação "da perceção da insularidade à cultura da universalidade", tido por mais adequado à função universitária de agência de desenvolvimento das ilhas em conjuntura de globalização.
Em reconhecimento pela atividade de investigação científica e pelo exercício de gestão universitária, foi agraciado com a Grã Cruz da Ordem da Instrução Pública (Presidência da República - 2011) e com a Insígnia Autonómica de Reconhecimento (Região Autónoma dos Açores - 2011).
Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.