Edite Alberto

Investigadora Integrada Doutorada   .   Técnica Superior da Departamento de Património Cultural/Câmara Municipal de Lisboa

Sociedade, Política e Instituições

Áreas de Investigação

História da expansão portuguesa

ORCID

0000-0003-0856-1956

Ciência ID

801C-F398-2CE7

Edite Alberto é doutorada pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (2011) com a tese intitulada "Um negócio piedoso – o resgate de cativos portugueses na época Moderna" e mestre em História dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1994). Colaborou em projetos de investigação relativos ao estudo da presença de Portugal em Marrocos nos séculos XVI a XVIII (FCSH - Universidade Nova de Lisboa/ Universidade de Minho), história do jogo em Portugal (Faculdade de Ciências – Universidade de Lisboa), marcas das ciências e da técnica em Lisboa (Faculdade de Ciências – Universidade de Lisboa) e, ultimamente, no projecto "Lisboa Conventos – Da cidade sacra à cidade laica" (NOVA FCSH, FCT/NOVA, ANTT e CML)

Depois de um período de três anos como bolseira de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, integrou a equipa do Gabinete de Investigação e Estudos do Arquivo Municipal de Lisboa. Actualmente exerce funções no Núcleo de Estudos do Património do Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa. Possui experiência de investigação na área do património cultural e da história da expansão portuguesa nomeadamente no estudo da presença portuguesa no Norte de África, confirmada por várias publicações e apresentação de comunicações a congressos científicos, nacionais e internacionais.