Elsa Penalva

0000-0002-4997-7651

NOVA RESEARCH PORTAL

Profile

O trabalho que tenho desenvolvido em torno da sociedade de Macau e da presença portuguesa na Ásia Oriental, levou a que me centrasse nas suas redes sociais de sustentação e sobrevivência. Redes multiculturais, miscigenadas e compostas, operantes no Índico Ocidental e Oriental, na Ásia do Sueste e Oriental, entre c. 1548 e c. 1704.

Tenho também explorado questões relacionadas com a História da Mulher em Macau e em Manila nos séculos XVI e XVII.

Coordenei com o Professor Juan Gil (Universidad de Sevilla, Real Academia Española) o dossier temático do Nº XV dos Anais de História de Além-Mar, 2014, As Filipinas nos Séculos XVI e XVII: Governo do Entreposto e Relações com os Territórios da Ásia.

Criei e coordenei o «Seminário Permanente sobre a Mulher na História Global» - CHAM (2013-2014) numa colaboração com a Universidad de Sevilla, Universidad Autonoma de Mexico, Universidade Federal do Maranhão, Universidade de Évora e Cátedra de Estudos Sefarditas da Universidade de Lisboa.

Desenvolvi trabalho em equipa como investigadora responsável pelo projecto PTDC/HIS-HIS/114992/2009 Prosopografia das Comunidades Lusófonas Residentes e de Passagem nas Filipinas 1582-1654, CHAM, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2011-2014).

Prémio Fundação Calouste Gulbenkian - História da Presença Portuguesa no Mundo com o livro Mulheres em Macau - Donas Honradas, Mulheres Livres e Escravas (Séculos XVI e XVII).

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.