Ana Maria Martinho Gale

Investigadora Integrada Doutorada   .   Professora Associada com Agregação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

ana.martinho@fcsh.unl.pt

Grupo de Investigação

Estudos Transculturais, Literários e Pós-coloniais

ORCID

0000-0002-3690-8729

Ciência ID

2818-5CF8-363A

NOVA RESEARCH PORTAL

Profile

Ana Maria Martinho Gale é Professora Associada na Universidade Nova de Lisboa, Membro da Comissão Executiva do Departamento de Estudos Portugueses, Investigadora Integrada do CHAM – Centro de Humanidades (onde coordena o Seminário Permanente em Estudos Africanos) e Investigadora Associada do CREPAL (Université Sorbonne Nouvelle). Tem experiência de investigação e docência universitária em Portugal (além da Universidade Nova, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica) e no estrangeiro (nomeadamente nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Angola). Integra a Cátedra de Língua Portuguesa da Universidade Católica de Angola.
Coordena um Curso de Mestrado na FCSH, é responsável por Seminários e Cursos em todos os níveis de docência e orienta teses académicas e projetos de investigação avançada em Portugal e no estrangeiro. Faz parte das Comissões Científicas e Editoriais de eventos científicos, Revistas Académicas e Unidades de Investigação.
A sua obra centra-se nas Literaturas e Culturas em Língua Portuguesa. Destacam-se títulos como Cânones Literários e Educação: os Casos Angolano e Moçambicano; The Protean Web: Literature and Ethnography in Lusophone Africa; Seminário Permanente em Estudos Africanos. Refiram-se, entre os ensaios, trabalhos sobre Teoria e Crítica e autores como António Jacinto, Suleiman Cassamo, Ruy Duarte de Carvalho, Orlanda Amarílis, Pe. António Vieira, os autores da Mensagem da CEI.
Tem-se dedicado desde o início da sua carreira à divulgação das Literaturas em Língua Portuguesa e a cooperação académica internacional, também no âmbito do Português como Língua não Materna.

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.