Miguel Rodrigues Lourenço

Investigador Integrado Não Doutorado   .   Bolseiro de Doutoramento da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

mjlour@gmail.com

Grupo de Investigação

Dinâmicas Sociais, Económicas e Políticas

ORCID

0000-0002-0432-3240

Ciência ID

021A-C84D-BFA

NOVA RESEARCH PORTAL

Profile

Estudante de Doutoramento pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa pela mesma instituição, com a tese "O Comissariado do Santo Ofício em Macau (c. 1582-c.1644)". Autor de "Fontes para a História de Macau no século XVII" (c/Elsa Penalva) e de "Macau e a Inquisição nos séculos XVI e XVII. Documentos" em 2 vols. Tem desenvolvido investigação no âmbito da história da Inquisição de Goa e da sua representação em Macau, bem como sobre a história do Santo Ofício nas Filipinas. Tem procurado estudar o problema da fronteira luso-castelhana na Ásia, quer a nível institucional (caso da Inquisição), quer simbólico (representações cartográficas). O seu doutoramento versa sobre o problema da defesa e legitimação das missões do Japão por parte da Companhia de Jesus nos anos 30 e 40 do século XVII a partir da experiência religiosa do padre Mateo Cebrián, SJ.

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.