PT EN
Sandra Ataíde Lobo


 

Investigadora Integrada Doutorada   .   Doutorada Contratada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

 

Contacto

ls@fcsh.unl.pt
 

Grupo de Investigação

Pensamento Moderno e Contemporâneo

 

ORCID

0000-0003-3263-836X

 

Ciência ID

E61F-2A60-DA0D

 

NOVA RESEARCH PORTAL

Profile

 

Sandra Ataíde Lobo é doutorada em História e Teoria das Ideias, especialidade Pensamento, Cultura e Política, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

É investigadora do CHAM- Centro de Humanidades, FCSH/NOVA-UAC, e presentemente é investigadora contratada da FCSH (2019-2024), financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia para desenvolver o projecto The Home and the World: the Goan intellectual elite and the colonial periodical press. Foi anteriormente financiada pela mesma agência no âmbito dos projectos de investigação para o seu doutoramento (2006-2009, O desassossego goês - https://run.unl.pt/handle/10362/10822) and pós-doutoramento (2014-2019, The Home and the World: the Goan intellectual diaspora).

Estuda, desde 2005, as elites intelectuais goesas e o seu contributo para a construção da modernidade cultural e política goesa, enquadrada pelos impérios português e britânico, e por movimentos anticoloniais internacionais e indiano.

Criou em 2015, com outras colegas, o Grupo Internacional de Estudos da Imprensa Periódica Colonial do Império Português (GIEIPC-IP) e é membro da coordenação desta vasta rede de investigadores, projectos de investigação e arquivamento, centros de investigação, bibliotecas, arquivos e centros de documentação públicos e privados - https://www.gieipc-ip.org/. No seu âmbito, para além da dinamização do grupo, tem contribuído para a teorização e estudo da imprensa periódica colonial, com particular foco no rico arquivo da imprensa goesa, acerca do qual tem um conhecimento vasto e especializado. Tem editado vários livros e publicado artigos e capítulos de livro sobre a matéria.

É também editora principal da revista Práticas da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past (https://praticasdahistoria.pt/about). Particularmente desde que completou o doutoramento, a sua actividade é movida pelo interesse na teorização e prática de uma historiografia cosmopolita, fortemente ligada à ideia de Academia como comunidade internacional democrática comprometida com a redução das desigualdades, designadamente académicas e patrimoniais, com uma aborgem dialógica a memórias conflituantes sobre passados comuns.

Tem uma vasta experiência de trabalho de equipa, iniciada em 1994 com a ligação ao Seminário Livre de História das Ideias onde participou em projectos e publicações relacionados com o liberalismo português, movimentos intelectuais e revistas portuguesas do século 20. É membro de outros grupos de investigação e projectos, designadamente Orion – Orientalismo Português, Pensando Goa=Thinking Goa, e CEAS - Círculo de Estudos da Ásia do Sul.  Colaborou na criação de linhas de investigação dedicadas à imprensa colonial nos projectos Pensando Goa (USP, Brazil) and Orientalismo Português (CEComp-FLUL).

Tem experiência considerável em contribuir para a concepção de projectos de investigação financiados por agências nacionais (FCT) e estrangeiras (FAPESP).

Antes de optar pela carreira académica, foi bibliotecária e arquivista (1988-2005) em instituições públicas e privadas em Portugal e na Índia, e num jornal diário de referência (1989-1993), uma experiência que tem trazido para diversos projectos de investigação em que tem estado envolvida.

 

 

 

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.