PT EN
Sandra Ataíde Lobo


 

Investigadora Integrada Doutorada   .   Doutorada Contratada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

 

Contacto

ls@fcsh.unl.pt
 

Grupo de Investigação

Pensamento Moderno e Contemporâneo

 

ORCID

0000-0003-3263-836X

 

Ciência ID

E61F-2A60-DA0D

 

NOVA RESEARCH PORTAL

Profile

 

Doutorada em Teoria e História das Ideias (NOVA FCSH). Pós-doutoranda, financiada pela FCT, com o projecto “A Casa e o Mundo: a diaspora intelectual Goesa”.

Estuda, desde 2005, as elites intelectuais goesas e o seu contributo à construção da modernidade cultural e política goesa e portuguesa, enquadrada pelos impérios português e britânico e diferentes movimentos anticoloniais. Contribui para a teorização de “imprensa periódica colonial” e estuda o rico arquivo de imprensa goesa sobre o qual tem uma visão vasta e especializada. Publicou vários artigos e capítulos relacionados. Ultimamente interessa-se particularmente pela teorização e prática de uma historiografia cosmopolita, ligada à ideia de Academia como comunidade democrática internacional comprometida com a redução de desigualdades, designadamente académicas e patrimoniais, e com uma abordagem dialógica de memórias conflituantes.

Formação e experiência profissional em Bibliotecas e Arquivos (Portugal, Índia, 1988-2005). Vasta experiência em trabalho de equipa, desde 1994 como membro do Seminário Livre de História das Ideias (SLHI), entre outros projectos relacionados com revistas dos movimentos intelectuais portugueses no século 20. Experiência em contribuir para a concepção de projectos apoiados por agências portuguesas (FCT) e estrangeiras (FAPESP). Colabora com as linhas dedicadas à imprensa periódica nos projectos Pensando Goa (USP) e Orientalismo Português (CEC-FLUL). Co-fundadora do Grupo Internacional de Estudos da Imprensa Periódica Colonial do Império Português (GIEIPC-IP).

 

 

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.