Paola Poma

Estudos Transculturais, Literários e Pós-coloniais

ORCID

0000-0002-2174-3968

Paola Poma é, desde 2006, professora de Literatura Portuguesa na Universidade de São Paulo (USP). Fez graduação em Letras, Licenciatura e Doutorado-Direto na mesma universidade sobre a obra do poeta modernista Fernando Pessoa. Fez Pós-Doutorado sob a supervisão do Poeta e Prof. Dr. Nuno Júdice na Universidade Nova de Lisboa (2012). Também coordena junto com a Professora Rejane Vecchia da Rocha e Silva, Profa. Dra. do Programa de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, o projeto de pesquisa "A Produção Literária Feminina em Língua Portuguesa" na USP. Além disso dedica-se ao estudo da poesia portuguesa do século XX e XXI dando destaque aos seguintes poetas: Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner Andresen, Herberto Helder , Manuel António Pina, Manuel de Freitas, Adília Lopes, Margarida Vale de Gato entre outros. Da sua produção bibliográfica destaca-se Dor e Desejo (2010) organizado junto com as professoras Mônica Muniz de Souza Simas e Marlise Vaz Bridi, pela editora Paulistânia; Sophia Singular Plural (2019), pela Editora 7 letras; e dentre vários capítulos publicados em livros destaca os ensaios "A arte da fuga: Bach, Pessoa e Llansol" ( in Pessoa e Bach na casa Llansol - 2013), organizado por João Barrento e Maria Etelvina Santos, pela editora Mariposa Azual e "Manuel António Pina entre ruínas e outras moradas" (in Manuel António Pina Desimaginar o Mundo - 2020) organizado por Rita Basílio e Sónia Rafael, publicado pela Sistema Solar (Documenta).

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.