PT EN
José Antonio Guillen
 

 

 

Colaborador Doutorado  

 

Contacto

jose.guillen@urjc.es


 

Grupo de Investigação

Dinâmicas sociais, económicas e políticas

 

 

ORCID

0000-0001-9670-5037

 

Doutor Europeo UCM, 2008, na actualidade é Catedrático de História Moderna na Universidade Rey Juan Carlos, de Madrid.

 

Foi bolseiro Marie-Curie (pré-doutoramento) no ICS, Universidade de Lisboa. Beneficiou igualmente de bolsas de pré-doutoramento da Fundación Caja Madrid e da Fundação Calouste Gulbenkian – Biblioteca Nacional de Portugal. Exerceu funções como investigador de pós-doutoramento no CIDEHUS, Universidade de Évora, e na Facultad de Filosofía y Letras da UAM, esta última na qualidade de beneficiário de uma bolsa Juan de la Cierva. Lecionou no Departamento de História Moderna da UCM e desenvolveu atividades de docência e investigação em diversas universidades ao abrigo de múltiplas bolsas de mobilidade Erasmus: Évora, Lisboa, Lisboa (Nova), Queen Mary e Catânia, entre outras.

 

Guillén participou no projecto Inquirir da honra: comissários do Santo Ofício e das Ordens Militares em Portugal (1570-1777), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Governo de Portugal) na Universidade de Évora. Outras colaborações de investigação incluem o IULCE (UAM) e o projetco Nobilitas II, financiado pela Fundación Séneca. Projetos individuais como Agentes da honra en Castela e Portugal XVII-XVIII (Reis de armas e comisarios das Ordens Militares) (FCT-CIDEHUS) e Los Reyes de armas de la Monarquía de España. La familia Guerra y Villegas (UAM) destacaram as atividades, até então pouco estudadas, dos reis e oficiais de armas na Ibéria da Idade Moderna.

 

Com vasta obra publicada na sua área de interesse e sendo um especialista de referência no seu campo de investigação, Guillén contribuiu para — e, em parte, foi pioneiro — a contínua renovação dos estudos académicos sobre a Nobreza tanto em Espanha como em Portugal, nomeadamente ao abraçar a sua dimensão "ibérica" e ao promover a investigação interdisciplinar. As metodologias derivadas da História Cultural e da História Intelectual são fundamentais para a sua investigação passada e presente.

 

É IP do projecto, DEXVIR: Teoría e practica dela virtud en la Monarquía de España siglos XV-XVII.

 

Linhas de Investigação: 1) Debates intelectuais sobre a Nobreza na Europa da Idade Moderna; 2) Tratadística nobiliárquica e literatura sobre a vida e cultura aristocrática na Europa da Idade Moderna; 3) Heráldica e autoridades heráldicas: reis de armas na Espanha dos Habsburgos e noutros locais da Europa; 4) Estudo do ethos aristocrático e do sistema de valores: honra, virtude e excelência; 5) Análise da linguagem discursiva sobre a Nobreza na Idade Moderna; 6) Ordens militares e enobrecimento na Idade Moderna; e 7) Estudo da práxis política virtuosa na Idade Moderna.

 

 Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.