Paulo Catarino Lopes

Colaborador Doutorado .   Investigador da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

peclopes@gmail.com

Grupo de Investigação

Dinâmicas Sociais, Económicas e Políticas

ORCID

0000-0002-8543-1111

Paulo Catarino Lopes é Investigador Integrado do Instituto de Estudos Medievais (IEM) e Investigador Associado do CHAM – Centro de Humanidades, ambas Unidades de Investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), instituição na qual obteve os graus de Mestre e Doutor em História após licenciar-se no mesmo domínio científico pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL).

Tendo como domínio de especialização a História Medieval, os seus interesses de investigação incidem sobre os seguintes temas: Viagem, Circulação e Mobilidade; Relações Internacionais e Diplomacia; Representações de Identidade e Alteridade. Actualmente desempenha as funções de investigador doutorado contratado na NOVA FCSH, desenvolvendo nesta qualidade um projecto intitulado «Portugal e os estrangeiros (1385-1521). Representações de identidade e alteridade na produção escrita evocativa de relações internacionais (actividade de agentes e delegações diplomáticas) e da prática da viagem». Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito da Norma Transitória – DL 57/2016/CP1453/CT0015 (DOI 10.54499/DL57/2016/CP1453/CT0015) e do Projeto Estratégico do Instituto de Estudos Medievais – financiamento UIDB/00749/2020 (DOI 10.54499/UIDB/00749/2020).

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.