PT EN
Estudos de história luso-marroquina
 

Neste volume encontramos trabalhos em que se cruzam de forma frutuosa abordagens de matérias históricas de acordo com perspectivas traçadas por historiadores de um e outro lado das margens do Atlântico. Sobre o território português são de considerar as análises das fontes geográficas árabes que nos levam a perceber como foi visto o Garbe al-Andalus e a identificação de influências islâmicas deixadas no Algarve depois da Reconquista. Nos estudos sobre matérias diversificadas relativas às relações dos portugueses com Marrocos trata-se: a realidade deste território antes do início da conquista de Ceuta em 1415; a forma como as fontes marroquinas assinalam as conquistas portuguesas, bem como estas foram vistas pelos sábios e místicos locais.

Entre outros temas abordados são ainda de apontar os relativos à actividade dos alfaqueques, cujo ofício era resgatar prisioneiros cristãos no Norte de África; a forma como as fontes portuguesas registaram a toponímia marroquina; as apreciações dos testemunhos materiais da fortaleza de Alcácer Seguer e da Catedral de Safim; a acção de fidalgos portugueses como Nuno Fernandes de Ataíde e D. João de Meneses, ou ainda de outras personalidades, como o francês Jacques Philippe de Landerset, enviado pela rainha D. Maria I a Marrocos em 1790-1791, e, finalmente, o tratamento de informações sobre Marrocos no século XVI, por Bernardo Rodrigues, e no século XX pelos jornais O Século e Diário Popular (entre 1960 e 1970).

 

Estudos de história luso-marroquina, Maria Augusta Lima Cruz (coord.), Rui Manuel Loureiro (coord.), Lagos: CML, CHAM (Apoio), 2010, 185p., (Extra Colecção).

 

 

ISBN

D.L. 310 299/10