PT EN
Corpo, poesia e afecto em Albrecht von Haller
 

Albrecht von Haller (1708-1777) é uma figura ímpar do seu tempo, com uma obra multifacetada: médico, professor, cientista, filósofo, poeta, romancista, homem público e cidadão interveniente. Essas várias facetas compõem uma personalidade complexa, que apela a uma pluralidade de focagens. A obra médica de Haller desenvolve-se simultaneamente em dois planos: no plano teórico, através de uma reordenação e inovação conceptual, em que a noção de fibra assume o estatuto de elemento fundador, que fornece um novo tipo de inteligibilidade, sobrepondo-se à tradicional doutrina dos humores; no plano experimental, pautado pela exigência metodológica de «refazer tudo e verificar absolutamente todas as experiências fisiológicas, incluindo as mais simples, como as da circulação».

Trabalho desenvolvido no âmbito do projecto de I&D «Filosofia, Medicina e Sociedade”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/FIL/64863/2006).

 

Corpo, poesia e afecto em Albrecht von Haller, Adelino Cardoso (org.), Palmira Fontes da Costa (org.), Lisboa: Colibri, CHC (Apoio), 2010, 134p., (Extra Colecção).

 

 

ISBN

9789727729685