PT EN
Prosa dispersa de Jorge Barbosa
 

“A publicação do presente volume [...] visa dar a conhecer a faceta de prosador do autor. São textos que asseguram o seu rompimento com a tradição clássica de reminiscência oitocentista que se lia na produção literária cabo-verdiana, antes da instauração da modernidade literária em Cabo Verde, ocorrida na ilha de S. Vicente, em Março de 1936, com a publicação da revista Claridade – Revista de Arte e Letras.

[...] a sua faceta de prosador, pouco conhecida, ganha uma dimensão de capital importância na sua obra. Com efeito, além da sua experiência literária, também incorpora nesses textos a vivência do quotidiano cabo-verdiano, em consequência de uma observação atenta do que acontecia no arquipélago, tendo como principal propósito revelar acontecimentos que pareciam ocultos, assumindo assim um importante papel na construção de uma literatura engajada e comprometida, atenta à anotação de aspectos das ocorrências mais simples das ilhas.

Deste modo, Prosa Dispersa de Jorge Barbosa, está dividida em cinco capítulos fundamentais. O primeiro reúne seis artigos e uma recensão crítica; o segundo três entrevistas; o terceiro quatro cartas; o quarto agrupa trinta e nove Crónicas de S. Vicente; e o quinto dois contos.”

 

 

Prosa dispersa de Jorge Barbosa, Hilarino Carlos Rodrigues da Luz (org.), CHAM — Centro de Humanidades, 2022, 161p. (CHAM eBooks, 7).

 

 

ISBN

9789897558306

 

 


Disponível em Acesso Aberto no RUN - Repositório da NOVA (web)