PT EN
Descrição Geral do Reino do Peru, em particular de Lima
 

Este texto, escrito durante a primeira metade do século XVII, reflecte a experiência de muitos portugueses que no período da união das coroas ibéricas circularam pelo território andino, muitos deles dedicados ao comércio. Os artigos que acompanham a edição abordam esta circulação entre impérios, a partir de diferentes perspectivas, mostrando as relações que existiram entre os súbditos ibéricos, à margem da separação legal estabelecida em Tomar.

O leitor interessado em aspectos como o comércio, a natureza do território peruano, a sua geografia e agricultura encontrará na Descrição... um manancial de informação muito pormenorizado, bem como sobre os diferentes grupos humanos que vivam e circulavam no Peru. A edição tem dois tipos de notas: por um lado, notas de carácter histórico, com o objectivo de esclarecer termos e conceitos próprios da história colonial peruana e hispano-americana e, por outro, comentários à tradução que pretendem chamar a atenção sobre peculiaridades linguísticas da Descrição... Por fim, editamos a transcrição de um documento relacionado com o processo inquisitorial que o autor sofreu, conservado no Arquivo Histórico Nacional de Madrid.

 

Descrição Geral do Reino do Peru, em particular de Lima, Isabel Araújo Branco (ed.), Margarita Rodríguez (ed.), Teresa Lacerda (ed.), Lisboa: CHAM, CEC, NEIIA, 2013, 210p., (Colecção Estudos & Documentos, 21).

 

 

ISBN

9789898492234

 

 


Disponível em Acesso Aberto no RUN - Repositório da NOVA (web)