PT EN
Histórias Atlânticas. Os Açores na primeira modernidade
 

Apesar de alguns estudos terem mais de uma década, cremos que não perderam a actualidade, sobretudo devido à base heurística que os sustenta, e será possível aos leitores confirmar, no essencial, que uma preocupação com o enquadramento teórico esteve sempre presente e que existe um traço de união entre todos eles. A sua selecção procurou corresponder ao prazer que o autor teve na redacção de alguns e à boa recepção que encontrou nos leitores, nomeadamente colegas de ofício que os leram e comentaram, em uma ou outra ocasião, possibilitando reavaliações e abrindo novas pistas, neste constante processo de aprendizado que é o fazer e refazer a história.

 

A apresentação dos estudos neste livro não segue a data original de publicação, mas uma sequência de organização temática e cronológica, e foram respeitadas as edições originais, com correcções menores. Na primeira secção, "Da geografia", reunimos textos que tratam das questões da localização e das representações geográficas das ilhas e do seu papel na génese de uma primeira modernidade.

 

Na segunda secção, "Da sociedade", surgem vários escritos que traduzem o que tem sido o eixo central da nossa investigação desde há mais de duas décadas, os grupos e as dinâmicas sociais, com particular enfoque nas elites locais. Por fim, em "Do reformismo setecentista", apresentam-se dois textos mais recentes nos quais abordamos o problema das reformas operadas nos Açores no século XVIII e dos seus intérpretes, numa perspectiva crítica, mas sustentada, de leituras a priori que ainda se podem encontrar na bibliografia corrente.

 

Publicação esgotada.

 

Histórias Atlânticas. Os Açores na primeira modernidade, Ponta Delgada: CHAM, 2012, 246p., (Colecção Estudos & Documentos, 13).

 

 

ISBN

9789898492104

 

 

Leia a recensão de Jean-Fréderic Schaub publicada em «Mélanges de la Casa de Velásquez»(.pdf)

Disponível em Acesso Aberto no RUN - Repositório da NOVA(Web)

Disponível em acesso aberto no Repositório da Universidade dos Açores(Web)