Relação do Descobrimento da Ilha de São Tomé
 

Esta obra trata-se da primeira História de São Tomé, relatando mais de 250 anos de acontecimentos olhados de forma marcadamente pessoal por Manuel do Rosário Pinto, seu autor.

O texto, de cerca de 1734, não chegou a ser publicado em vida do autor. Excluído o «catálogo» de monarcas, governadores e bispos, trata-se, de certo modo, de uma auto-biografia e de um livro de combate, procurando justificar os factos em que foi participante activo. Surpreendentemente, porém, toda a obra revela um respeito pelas fontes, transcrevendo ou resumindo um bom número de documentos, alguns deles actualmente perdidos.

A presente edição apresenta, além de uma introdução crítica, a transcrição paleográfica do livro de Manuel do Rosário Pinto e uma versão em português moderno, enquadrada por um volumoso corpo de notas. Um anexo documentas e um detalhado índice analítico completam o volume.

 

Relação do Descobrimento da Ilha de São Tomé, Manuel do Rosário Pinto (aut.), Arlindo Caldeira (fixação do texto, introdução e notas), Lisboa: CHAM, 2006, 315p., (Colecção Estudos & Documentos, 3).

 

 

ISBN

9729867291

 

 


Disponível em Acesso Aberto no RUN - Repositório da NOVA (web)