PT EN
Entre ciência e cultura: da interdisciplinaridade à transversalidade da arqueologia. Actas das VIII Jornadas de Jovens em Investigação Arqueológica
 

 

Os encontros de Jovens em Investigação Arqueológica (JIA) têm como principal objectivo fomentar o contacto, discussão e o conhecimento de trabalhos desenvolvidos por estudantes e investigadores não doutorados em arqueologia. Sob o tema Entre ciência e cultura: da interdisciplinaridade à transversalidade da arqueologia, a oitava edição das JIA foi organizada pelo CHAM e pelo IEM em Lisboa, na FCSH/NOVA, entre os dias 21 e 24 de Outubro de 2015.

Destacam-se os contributos das novas tecnologias para o tratamento de dados arqueológicos, o papel da educação patrimonial e da didáctica na difusão da arqueologia junto das comunidades, mas também temáticas cronologicamente transversais, como a arqueologia urbana, a arqueologia marítima, a arqueologia da paisagem, a microarqueologia ou a zooarqueologia. Surgiram também trabalhos subordinados a questões teórico-práticas desde a Pré-História à Idade Moderna, em que a análise da cultura material assumiu particular destaque.

O evento e as actas que agora o materializam dão um importante passo na difusão de trabalhos rigorosos e inovadores que aplicam de forma prática os conceitos de inter e transdisciplinaridade, no sentido de tornar a nossa cultura e o nosso património pertinentes, presentes e socialmente indispensáveis.

 

Entre ciência e cultura: da interdisciplinaridade à transversalidade da arqueologia, Actas das VIII Jornadas de Jovens em Investigação Arqueológica, Inês Pinto Coelho (coord.), Joana Bento Torres (coord.), Luís Serrão Gil (coord.), Tiago Ramos (coord.), Lisboa: CHAM, IEM, 2016, 593p., (Colecção ArqueoArte, 4).

 

 

ISBN

9789898492449

 

 


Disponível em Acesso Aberto no RUN - Repositório da NOVA (web)