PT EN
Os mercadores-banqueiros alemães e a Expansão Portuguesa no reinado de D. Manuel I
 

No alvorecer da Modernidade, os Descobrimentos Portugueses influenciaram, como nenhum outro acontecimento desta época, o interesse alemão em Portugal e no império português.

 

Devido à Expansão Portuguesa os contactos luso-alemães aumentaram gradualmente e atingiram, nas primeiras duas décadas do século XVI, o apogeu. Esta fase coincide aproximadamente com o reinado de D. Manuel I, o qual contribuiu decisivamente para a intensificação das relações económicas com os mercadores-banqueiros de Nuremberga e de Augsburgo, atraindo-os com privilégios muito favoráveis que conduziram ao estabelecimento de diversas empresas alemãs em Lisboa e à participação directa dos seus representantes em várias viagens à Índia.

 

Os Welser, os Fugger e outras grandes casas comerciais da Alta Alemanha desempenharam um papel fundamental como fornecedores de cobre e prata, dois metais indispensáveis para efectuar as compras de mercadoria no ultramar português. Deste modo, os mercadores-banqueiros alemães tornaram-se, temporariamente, os parceiros comerciais mais relevantes da Coroa portuguesa.

 

Os mercadores-banqueiros alemães e a Expansão Portuguesa no reinado de D. Manuel I, Jürgen Pohle (aut.), Lisboa: CHAM, 2017, 303p., (CHAM eBooks, 4).

 

 

ISBN

9789898492395

 

 


Disponível em Acesso Aberto no RUN - Repositório da NOVA (web)