PT EN
Historias de Frontera. Fronteras con Historia
 

No presente volume, a análise da fronteira é feita a partir de uma longa duração que inclui os séculos medievais até a contemporaneidade, favorecendo não apenas o estudo comparativo no tempo e no espaço, mas também a percepção de mudanças e continuidades produzidas no mesmo fenómeno. Neste sentido, o conceito de "fronteira" é praticamente inesgotável e a casuística em relação ao assunto é quase infinita. Tentar abordá-lo de forma integral no mesmo trabalho, embora com o óbvio problema de extensão, pode ser uma estratégia interessante para superar essas dificuldades.

 

A intenção deste trabalho é contribuir para a análise de um conceito que gera continuamente um grande número de estudos e que retém uma certa relevância historiográfica. Para o seu estudo, as estratégias de análise devem ser implementadas com metodologias integradas que incluam abordagens comparativas, multidisciplinares, transnacionais e transcultural que ajudem a aprofundar, por sua vez, os parâmetros políticos, culturais e socio-económicos das áreas fronteiriças. (Da "Introdução")

 

Historias de Frontera. Fronteras con Historia, Francisco Zamora Rodríguez (coord.), Javier Luis Álvarez Santos (coord.), Alice Cunha (coord.), Francisco José Díaz Marcilla (coord.), Lisboa: CHAM, 2016, 285p., (CHAM eBooks, 2).

 

 

ISBN

9789898492470

 

 


Disponível em Acesso Aberto no RUN - Repositório da NOVA (web)