A passagem do quinto centenário do início da primeira viagem de circum-navegação do globo terrestre suscitou a pergunta sobre que leituras teriam fundamentado o projeto do navegador português Fernão de Magalhães e que livros poderia ter possuído.
Nesta obra, que acompanha a exposição homónima, ensaia-se a tentativa de identificação dos livros que o navegador português teria possuído ou manuseado: a biblioteca de Fernão de Magalhães. Além do catálogo, que inclui também as obras sobre Fernão de Magalhães, bem como os mapas que este terá usado, esta obra conta ainda com uma detalhada introdução de Rui Loureiro, e quatro estudos complementares, «Magallanes en España», de Juan Gil, «Los cronistas españoles del viaje de Magallanes-Elcano, de Consuelo Varela, «Em torno do globo: Magalhães, Pigafetta e a carta Hazine, 1825 183», de Dejanirah Couto, e «A presença de Fernão de Magalhães nas crónicas portuguesas», de José Manuel Garcia.
Em demanda da biblioteca de Fernão de Magalhães, Rui Manuel Loureiro (aut.), Lisboa: BNP, CHAM (Apoio), 2019, 261p., (Extra Colecção).
ISBN
9789725656525
Disponível em Acesso Aberto no RUN - Repositório da NOVA (web)