PT EN
Portugal na Monarquia Hispânica. Dinâmicas de integração e conflito
 

Ao longo das últimas duas décadas a historiografia tem dedicado especial atenção ao período durante o qual Portugal fez parte da Monarquia Hispânica (1581-1640), tornando-o numa das épocas mais bem conhecidas da trajectória histórica portuguesa. O presente volume visa, precisamente, fazer um balanço das investigações mais recentes sobre o Portugal dos Áustrias, reunindo as comunicações apresentadas nas V Jornadas Internacionais da Red Columnaria - História das monarquias ibéricas, realizadas em Lisboa no final de 2009 e organizadas por um conjunto de instituições universitárias.

 

As investigações reunidas neste volume analisam não apenas os factores que propiciaram a integração de Portugal no universo dos Áustrias, mas também as tensões e os conflitos entre as instituições e os grupos sociais portugueses, por um lado, e, por outro, as autoridades hispânicas, tanto na Europa quanto nos territórios ultramarinos de Portugal e de Castela. No seu conjunto, estes estudos retratam o papel que os portugueses desempenharam no âmbito político, económico e cultural hispânico durante os sessenta anos em que Portugal fez parte da Monarquia Espanhola, proporcionando uma imagem aprofundada e inovadora deste período tão rico da história ibérica.

 

Publicação esgotada.

 

Portugal na Monarquia Hispânica. Dinâmicas de integração e conflito, Pedro Cardim (org.), Leonor Freire Costa (org.), Mafalda Soares da Cunha (org.), Lisboa: CHAM, Red Columnaria, GHES, 2013, 515p., (Colecção Estudos & Documentos, 18)

 

 

ISBN

9789898492159

 

 


Disponível em Acesso Aberto no RUN - Repositório da NOVA (web)