PT EN
As imagens de vestir da procissão dos Terceiros, Um legado franciscano em S. Miguel, Açores, Séculos XVII a XXI
 

A temática proposta à leitura nesta publicação é o resultado de uma investigação dedicada ao fenómeno de utilização da imaginária processional nos cortejos de penitência de pendor franciscano, com início no século XVII, nas ilhas açorianas. Este tipo de manifestações religiosas, particularmente característico no espaço Ibero-americano, evidencia-se pela originalidade cenográfica na qual são utilizados vestuário e adereços cénicos como complementos dos respetivos conjuntos escultóricos, as denominadas imagens de vestir. As ilhas de S. Miguel e da Terceira representam atualmente um dos últimos redutos na organização deste tipo de eventos em Portugal. No caso específico de S. Miguel, este tipo de imaginária pode ser ainda observada na única procissão oriunda do espírito penitencial da Ordem Terceira de S. Francisco, que se realiza de forma continuada desde 1664, na cidade da Ribeira Grande.

Edição co-financiada pelo CHAM e pela Secretaria Regional do Mar Ciência e Tecnologia. Prémio Lusitania – História de Portugal, atribuído pela Academia Portuguesa da História em 2018.

 

As imagens de vestir da procissão dos Terceiros, Um legado franciscano em S. Miguel, Açores, Séculos XVII a XXI, Duarte Nuno Chaves (aut.), São Miguel, Açores: Museu Vivo do Franciscanismo, Câmara Municipal da Ribeira Grande, CHAM (Apoio), 2018, 445p., (Extra Colecção).

 

 

ISBN

9789899545250