El ocaso del antiguo régimen en los imperios ibéricos

As conexões entre diferentes processos históricos desenvolvidos em ambos os lados das fronteiras ibéricas convidam-nos a insistir em duas questões fundamentais. Em primeiro lugar, a importância do olhar conjunto no momento de estudar este período crucial em duas monarquias que se uniram ao definir algumas das características mais relevantes de seus impérios; e, em segundo lugar, a necessidade de descentralizar essa análise, colocando no primeiro plano uma diversidade de atores e paisagens que em toda a América Latina - e independentemente de sua pertença a uma e outra monarquia - deram respostas diferentes aos projetos reformistas e à crise imperial desencadeado com as invasões napoleônicas na Península Ibérica. O declínio do antigo regime nos impérios ibéricos reúne dezesseis artigos que analisam aspectos de características semelhantes nos impérios de Espanha e Portugal, incluindo os seus territórios ultramarinos, durante a transição do século XVIII para o XIX.

Esta publicação resulta do projecto de I&D «El final del Antiguo Régimen en los Imperios Ibéricos. Perspectivas comparadas y conectadas» (2013-2015), em que foram instituições participantes o CHAM – Centro de Humanidades (NOVA FCSH—UAc), a Pontificia Universidad Católica del Peru e a Universidad Pablo de Olavide (España). Em breve, disponível em acesso aberto no Repositório da Universidade Nova de Lisboa (RUN).

El ocaso del antiguo régimen en los imperios ibéricos, Scarlett O’Phelan Godoy (coord.), Margarita Rodríguez (coord.), Lima, Perú: CHAM (Apoio), Fondo Editorial de la PUCP, 2017, 447p., (Extra Colecção).

El ocaso del Antiguo Régimen_Índice(.pdf)