PT EN
Autómato vivo?, A vida, um artefacto natural
 

Catálogo da exposição do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (22 de Novembro de 2014 a 27 de Fevereiro de 2015) que culmina as múltiplas iniciativas empreendidas no âmbito do projecto de investigação «O conceito de natureza no pensamento médico-filosófico na transição do século XVII ao XVIII», financiado pela FCT (PTDC/FIL-FCI/116843/2010).

A exposição «Autómato vivo» visa aprofundar a fecundidade e as dificuldades intrínsecas à noção de vida como o mais belo dos artifícios, cruzando conceitos-chave da filosofia natural dos séculos XVII e XVIII com uma selecção de objectos tecno-científicos e peças de zoologia, mineralogia e botânica do MUHNAC. A estas peças juntam-se duas obras de arte fotográficas, da série Caminhar (2001) de Manuel Valente Alves, e uma instalação de bioarte, Retrato Proteico (2007) de Marta de Menezes, com o objectivo de criar um espaço de reflexão crítica em torno de novos desenvolvimentos da temática na era da informatização do corpo.

 

Autómato vivo?, A vida, um artefacto natural, Adelino Cardoso (coord.), Manuel Valente Alves (coord.), Vila Nova de Famalicão: CHAM, Húmus, MUHNAC, 2015, 80p., (Extra Colecção).

 

 

ISBN

9789897551390