PT EN

 

BAHIA 16-19 - Salvador da Bahia: American, European, and African forging of a colonial capital city
 

 

 

Código   .   PIRSES-GA-2012-31898
Início   .   2012
Duração   .   48 meses
Investigador Principal   .   Pedro Cardim (CHAM)

 

Websitehttps://cham.fcsh.unl.pt/BAHIA/BAHIA_home.html

 

Instituições

Entidade(s) Financiadora(s)

International Research Staff Exchange Scheme / Marie Curie Actions
 

Unidade de Investigação Principal

CHAM — Centro de Humanidades
 

Instituição Coordenadora

Universidade Nova de Lisboa
 

Parcerias

École des Hautes Études en Sciences Sociales
Universidade Federal da Bahia
 

 

 
 
 

Bahia 16-19 é um projecto centrado na cidade de Salvador da Bahia e na sua relação histórica com o Atlântico. Reunindo investigadores de duas universidades europeias (Universidade Nova de Lisboa, Portugal; École des Hautes Études en Sciences Sociales, França) e de uma universidade brasileira (Universidade Federal da Bahia), o principal objectivo deste projecto é converter Salvador num estudo de caso das múltiplas interacções que tiveram lugar no espaço Atlântico, desde o início da colonização europeia até ao final do séc. XIX.

Capital do estado do Brasil entre 1549 e 1763, centro do comércio atlântico e, ainda, frente de territorialização, conquista e colonização, a cidade de Salvador da Bahia aparece a um tempo como uma cidade capital, uma cidade atlântica e uma cidade colonial. Símbolo de imperium, esta urbe é também o lugar de coexistência de várias populações, de interacções e de criação de mestiçagens. Considerando a cidade da Bahia para além das suas funções urbanas, através das suas práticas e representações, este estudo situa-se no cruzamento das problemáticas do funcionamento do império, neste caso, português, e da construção de novas sociedades além-mar.

A combinação de várias abordagens, e o esforço de contextualização que se pretende levam a considerar em conjunto os problemas de comunicação e de representação política, os processos de construção de identidades e de hierarquização da sociedade baiana, a circulação e a interacção de modelos políticos, sociais e culturais no seio do espaço imperial, ou ainda a relação entre as dinâmicas locais e imperiais. Importa encarar do mesmo modo as permanências e os novos arranjos estabelecidos no pós-independência que possibilitaram a continuidade do tráfico negreiro entre Brasil e África até 1850 e que marcaram fortemente os padrões sociais e culturais da Bahia.

 

Objectivos

Apoiando-se na importante renovação historiográfica destas últimas décadas sobre a América portuguesa, marcada tanto pela incorporação de uma perspetiva africana, quanto pela superação da relação dicotómica entre o Brasil e a metrópole, este projeto de investigação combina várias abordagens, cruza história cultural e história social dos poderes, entendendo contribuir para a história da Bahia durante o período moderno e colocar em contacto historiografias até agora separadas. Ao mesmo tempo, adoptar Bahia como tema de estudo permite instaurar uma pesquisa com uma forte dimensão comparativa e cruzada, tornando-se assim possível extravasar os estreitos limites das histórias coloniais nacionais.

Pretende-se, deste modo, levar a cabo uma abordagem que ponha em contacto distintas tradições historiográficas; uma abordagem que, sem deixar de ter em conta os quadros nacionais existentes no âmbito atlântico, privilegia as interacções e leva a cabo uma démarche transnacional; um estudo que permite a variação de escalas; por fim, uma abordagem que experimente a variação de pontos de vista, combinando – e confrontando – o olhar europeu com o americano e o africano. A Bahia afigura-se, de facto, como um excelente objecto de estudo, devido às múltiplas possibilidades de análise que esta cidade proporciona, quer em relação à história do Atlântico meridional, quer em relação às dinâmicas culturais e sociais na era posterior à independência. A partir do caso da Bahia, torna-se igualmente possível reflectir sobre o conjunto da experiência imperial/colonial portuguesa, contribuindo para o debate historiográfico recente sobre história dos impérios e história atlântica.

 

 

Equipa
 

 

 
Pedro Cardim  .  Coordenador 
Antonio Almeida Mendes (EPHE)
Avanete Pereira Sousa (UFBA)
Bruno Feitler (UFBA)
Catarina Madeira Santos (EHESS)
Claudia Damasceno Fonseca (EHESS)
Daniel Pimenta Oliveira de Carvalho (EHESS)
Evergton Sales Souza (UFBA)
Gabriela dos Reis Sampaio (UFBA)
Géraldine Meret (EHESS)
Hugo Ribeiro da Silva
Jean M. Hébrard (EHESS)
Jean-Frédéric Schaub
João José Reis (UFBA)
João Pedro Gomes (EHESS)
Ligia Bellini (UFBA)
Luis Nicolau Pares (UFBA)
Nuno Senos (NOVA FCSH)