PT EN

 

Relações laborais em Portugal e no mundo lusófono 1800-2000: continuidades e rupturas
 

 

 

Código   .   PTDC /EPH-HIS/3701/2012
Início   .   2012
Duração   .   48 meses
Investigadora Principal   .   Raquel Cardeira Varela (IHC / NOVA FCSH)

 

Instituições

Entidade Financiadora

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
 

Unidade de Investigação

Instituto de História Contemporânea / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa
 

Instituição Coordenadora

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa
 

Parcerias

CHAM — Centro de Humanidades
 

 

  

Este projecto visa quantificar, analisar e compreender as relações laborais em Portugal e no mundo lusófono no período contemporâneo, assinalando as formas como a mão-de-obra e as relações laborais se foram modificando e adaptando à evolução social, económica e política de Portugal e do mundo lusófono nos últimos dois séculos. Visamos com este projecto contribuir para preencher uma lacuna das ciências sociais contemporâneas, ou seja, o acesso a uma base de dados global da evolução das relações laborais e da mão-de-obra em Portugal e no mundo lusófono. Igualmente procuramos dar um contributo para a análise destes dados, nomeadamente a nível da composição da força de trabalho, da evolução da formação e qualificação desta, da produtividade e os factores explicativos das modificações ao nível desta dimensão, da capacidade de inovação, adaptação e reestruturação produtivas, e da própria configuração económico-social destas sociedades em análise.

A dimensão da lusofonia – dentro deste espaço lusófono estamos a considerar aquele em que há uma presença administrativa e política portuguesa efectiva – é essencial neste projecto. Essa presença efectiva, que tem uma dimensão cultural e social com uma matriz portuguesa, permite-nos analisar em perspectiva comparada estes territórios, quer pela longevidade do sistema colonial português quer pelas relações económicas estreitas entre estes países que se prolongaram para além das independências (Brasil 1822, Índia 1961, Colónias portuguesa em África, 1975). Nomeadamente, este projecto ajuda-nos a compreender o alcance destas relações, quer entre os espaços que são o elo comum da lusofonia quer entre estes espaços e por exemplo os territórios limites.

Finalmente este projecto terá ainda uma vertente comparativa, ao ancorar-se num projecto já em curso do Instituto Internacional de História Social, que tem em curso um projecto mundial de estudos das relações laborais (Global Collaboratory on the History of Labour Relations in the Period 1500-2000). O presente projecto como a dimensão portuguesa e lusófona de um projecto mundial, garantindo assim em simultâneo que o projecto mundial não ficará sem uma dimensão portuguesa e lusófona, por um lado e por outro, permitindo a Portugal, através desta estrutura internacional já erguida – nomeadamente um base de dados digital profissional (um laboratório de partilha de dados complexos em versão digital, aberta e de discussão metodológica – a colecta e disponibilização de dados estruturais da sociedade portuguesa e do mundo lusófono, até agora dispersos por arquivos, às vezes separados por continentes, e mesmo o acesso e compreensão de dados até aqui inéditos.

Salientamos que a equipa que assegurará este projecto responde aos desafios da interdisciplinaridade, e da internacionalização, e poderá responder à complexidade das questões levantadas quer na recolha dos dados, quer na sua disponibilidade na base de dados digital quer na análise dos mesmos: historiadores, demógrafos históricos, sociólogos e antropólogos. Os membros da equipa já estudaram parcialmente alguns dos aspectos relacionados com as questões e as fontes aqui descritas, o que contribuirá para o sucesso do projecto final. Destacamos no conselho consultivo internacional presença do coordenar do projecto mundial, Jan Lucassen.

 

Membros

 

 

 

Raquel Cardeira Varela   .   Coordenadora  
 
Paulo Teodoro de Matos (ISCTE-UL, CHAM)
 
Jelmer Vos (CHAM)
 
António Cardoso
 
Sónia Ferreira
 
João Paulo Aguiar
 
Cátia Teixeira
 
António Simões do Paço
 
Tarcísio Botelho
 
Filipa Silva
 
Maria Augusta Tavares
 
Paulo Terra

 

 

Resultados

 

 

 

 

Mattos, Marcelo Badaró, Filipa Ribeiro da Silva, Paulo Matos, Raquel Varela & Sónia Ferreira (Coords.). Relações Laborais em Portugal e no Mundo Lusófono – História e Demografia. Lisboa: Edições Colibri, 2014.

PDF