Grupos intermédios em Portugal e no Império Português: as familiaturas do Santo Ofício (c. 1570-1773)

Início   .   2012
Duração   .   43 meses
Investigadora Principal   .   Fernanda Olival (CIDEHUS / UÉ)

Instituições

Entidade Financiadora

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Unidade de Investigação

Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades / Universidade de Évora

Instituição Coordenadora

Universidade de Évora

CHAM — Centro de Humanidades

Este projecto procura analisar de que modos os grupos intermédios lutavam por obter a familiatura do Santo Ofício, como capitalizam tal distinção em diferentes instâncias e contextos e que perfis sociais assumiam estes grupos.

Objectivos

Tem 5 objectivos nucleares:

. Aumentar o conhecimento sobre os grupos intermédios no Antigo Regime português;

. Aprofundar o estudo de uma das instituições marcantes nas sociedades ibéricas e itálicas – o Santo Ofício – na qual participavam todos os estratos sociais. Não se pretende estudar a Inquisição em si, mas como as camadas intermédias, integrando-se no seu seio, a usaram;

. Tentar responder à questão de como se obtinha em Portugal o direito a solicitar uma familiatura, em diferentes etapas cronológicas;

. Conhecer o perfil social e a actuação dos familiares do Santo Ofício, comparando umas zonas do país e do Império com outras e inclusivamente com Espanha;

. Desenvolver o conhecimento sobre bases de dados prosopográficas com capacidade para respeitar a complexidade e o dinamismo dos dados históricos.

Membros

Fernanda Olival   .   Coordenadora

Albertina Ferreira (ESAS)

Aldair Rodrigues

Ana Isabel López-Salazar (UCLM)

Bruno Feitler (UFBA)

Bruno Lopes

Carlos Caldeira (UÉ)

Nuno Camarinhas (CEDIS / FD/NOVA)

Tiago C. P. dos Reis Miranda

"A - Relatório Final APROVADO".

"Os objectivos científicos previstos foram plenamente atingidos. Os resultados evidenciam grande qualidade científica, nomeadamente ao nível das publicações em revistas internacionais com referee. O projecto contribuiu para a formação de jovens investigadores e para a projecção internacional da equipa envolvida."