PT EN

 

Na Privança d’El-Rei. Relações Interpessoais e Jogos de Facções em Torno de D. Manuel I
 

 

 

Código   .   EXPL/EPH-HIS/1720/2013
Início   .   2014
Duração   .   12 meses
Investigadora Principal   .   Alexandra Pelúcia (CHAM)

 

Instituições

Entidade Financiadora

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
 

Unidade de Investigação

CHAM — Centro de Humanidades
 

Instituição Coordenadora

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa
 

 

 
 
 

O projecto em causa visa oferecer um contributo inédito para o entendimento do período manuelino. Partindo da ideia de que os indivíduos e as suas relações interpessoais constituem chaves para se compreender a evolução e as dinâmicas de governo, pretende-se esclarecer a identidade, a carreira e a natureza dos laços estabelecidos com D. Manuel I por parte dos membros da sua corte, privilegiando aqueles que lhe conquistaram a confiança pessoal e política.

 

Objectivos

Com base na única lista conhecida de moradores da Casa Real para o reinado de D. Manuel, datada de 1518 e cujos dados estão incompletos, serão promovidos a recolha sistemática e o cruzamento de informações provenientes de vários tipos de fontes e instrumentos de trabalhos. Deste esforço resultará um catálogo actualizado dos moradores da Casa Real, suas funções e perfis, bem como outras listas, mais específicas, de conselheiros e altos oficiais. A natureza dos ofícios permitirá avaliar quais eram os servidores que tinham comunicação directa com o rei, em que graus de importância e daí retirar conclusões sobre o funcionamento das estruturas sociais e políticas da corte.

 

 

 

Equipa
 

 

 
Alexandra Pelúcia   .   Coordenadora
Ana Isabel Buescu (CHAM)
Andreia Martins Carvalho (CHAM)
Hélder Carvalhal (CIDEHUS / UÉ)
Maria Barreto Dávila (CHAM)
Nuno Senos (FCSH)
 

 

 
Avaliação
 

 

 

"A - Relatório Final APROVADO".

"Os objectivos científicos previstos foram plenamente atingidos. Os resultados evidenciam grande qualidade científica, nomeadamente ao nível das publicações em revistas internacionais com referee. O projecto contribuiu para a formação de jovens investigadores e para a projecção internacional da equipa envolvida."