Início . 2013
Duração . 37 meses
Investigador Principal . José António Bettencourt (CHAM)
Instituições
Entidade Financeira
Câmara Municipal de Oeiras
Unidade de Investigação
CHAM — Centro de Humanidades
Instituição Coordenadora
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa
Apoios
Centro Português de Actividades Subaquáticas
Porto de Recreio de Oeiras
A importância de Oeiras está indubitavelmente ligada à navegação, sobretudo como zona estratégica de apoio e defesa da cidade de Lisboa. Esta posição litoral deixou um vasto património histórico-arqueológico de ampla cronologia, destacando-se, por exemplo, as fortificações que pontuam a costa, e os vestígios de acidentes náuticos relacionados com a entrada na barra de Lisboa. Entre os vestígios subaquáticos destacam-se os restos da presumível nau da Carreira da Índia Nossa Senhora dos Mártires e outros achados que entretanto foram relocalizados ou identificados no âmbito de um projecto de inventariação do património cultural subaquático de São Julião da Barra.
Neste sentido, o projecto Arqueologia marítima e subaquática do litoral do concelho de Oeiras pretende desenvolver investigação relacionada com o património marítimo do concelho e reconhecer áreas com potencial arqueológico subaquático com vista à sua salvaguarda e valorização.
Este projecto enquadra-se no protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Oeiras e a NOVA FCSH, através do CHAM e foi aprovado pela DGPC.
Objectivos
Os objectivos fundamentais centram-se na investigação, protecção, conservação e valorização do património arqueológico subaquático, em estreita parceria com o Centro de Estudos Arqueológicos do Concelho de Oeiras. Como tal, pretende-se:
. Organizar e actualizar o inventário de achados arqueológicos do litoral de Oeiras;
. Prospectar as áreas com maior potencial histórico-arqueológico;
. Avaliar a importância científica dos sítios identificados;
. Estabelecer uma base de informação, que facilite a programação racional de futuras intervenções arqueológicas, constituindo uma mais-valia para a planificação de projectos de investigação e novos processos de gestão dirigidos à salvaguarda e valorização do património arqueológico subaquático do litoral oeirense;
. Organizar acções de divulgação dos trabalhos desenvolvidos e respectivos resultados.
José António Bettencourt . Coordenador