PT EN

 

Arqueologia marítima e subaquática do litoral do concelho de Oeiras

 

 

 

Início   .   2013

Duração   .   37 meses
Investigador Principal   .   José António Bettencourt (CHAM)

 

 

Instituições

 

Entidade Financeira

Câmara Municipal de Oeiras

 

Unidade de Investigação

CHAM — Centro de Humanidades

 

Instituição Coordenadora

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa

 

Apoios

Centro Português de Actividades Subaquáticas

Porto de Recreio de Oeiras

 

 

 

A importância de Oeiras está indubitavelmente ligada à navegação, sobretudo como zona estratégica de apoio e defesa da cidade de Lisboa. Esta posição litoral deixou um vasto património histórico-arqueológico de ampla cronologia, destacando-se, por exemplo, as fortificações que pontuam a costa, e os vestígios de acidentes náuticos relacionados com a entrada na barra de Lisboa. Entre os vestígios subaquáticos destacam-se os restos da presumível nau da Carreira da Índia Nossa Senhora dos Mártires e outros achados que entretanto foram relocalizados ou identificados no âmbito de um projecto de inventariação do património cultural subaquático de São Julião da Barra. 

 

Neste sentido, o projecto Arqueologia marítima e subaquática do litoral do concelho de Oeiras pretende desenvolver investigação relacionada com o património marítimo do concelho e reconhecer áreas com potencial arqueológico subaquático com vista à sua salvaguarda e valorização.

 

Este projecto enquadra-se no protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Oeiras e a NOVA FCSH, através do CHAM e foi aprovado pela DGPC.

 

Objectivos

Os objectivos fundamentais centram-se na investigação, protecção, conservação e valorização do património arqueológico subaquático, em estreita parceria com o Centro de Estudos Arqueológicos do Concelho de Oeiras. Como tal, pretende-se:

 

. Organizar e actualizar o inventário de achados arqueológicos do litoral de Oeiras;

 

. Prospectar as áreas com maior potencial histórico-arqueológico;

 

. Avaliar a importância científica dos sítios identificados;

 

. Estabelecer uma base de informação, que facilite a programação racional de futuras intervenções arqueológicas, constituindo uma mais-valia para a planificação de projectos de investigação e novos processos de gestão dirigidos à salvaguarda e valorização do património arqueológico subaquático do litoral oeirense;

 

. Organizar acções de divulgação dos trabalhos desenvolvidos e respectivos resultados. 

 

 

 

Equipa
 

 

 

 José António Bettencourt   .    Coordenador