PT EN

 

A cultura científica portuguesa no século XVIII - O contributo da Biblioteca Histórica do Museu Nacional de História Natural e da Ciência para a recepção da Filosofia e da Ciência Modernas
 

 

 

Início   .   2017
Duração   .   12 meses
Investigadora Principal   .   Marta Mendonça (CHAM)

 

Instituições

Entidade Financiadora

Fundação Calouste Gulbenkian
 

Unidade de Investigação Principal

CHAM — Centro de Humanidades

 

 

 

O objectivo geral deste projecto é contribuir para o conhecimento da recepção em Portugal da filosofia e da ciência modernas, através da caracterização, análise e estudo do acervo científico e filosófico da Biblioteca Histórica do Museu Nacional de História Natural e da Ciência. No século XVIII criam-se em Portugal novas bibliotecas ou enriquecem-se significativamente as bibliotecas existentes.

 

Dada a importância atribuída nesse período à ciência, grande parte desse enriquecimento está directamente ligado à divulgação da “nova filosofia” e da “nova ciência” e à divulgação dos conflitos teóricos que estes novos saberes desencadearam. Sendo assim, uma compreensão adequada do modo como se deu a recepção em Portugal da Filosofia e da Ciência Modernas tem inevitavelmente que prestar atenção às obras importadas e ao modo como divulgaram entre nós as novas teorias.

 

Objectivos

O objectivo geral desdobra-se em objectivos mais restritos, de algum modo veiculados pelas várias tarefas previstas na realização do projecto:

 

a) identificar os autores e as obras divulgados entre nós;

 

b) identificar o momento de recepção das teorias, controvérsias, hipóteses, que circulavam na Europa do conhecimento nesse período;

 

c) conhecer a sua influência na produção científica e filosófica nacional da mesma época.

 

 

 

Equipa

 

 

 

Marta Mendonça    .    Coordenadora