PT EN

 

O Atlântico dos outros: África, Bahia, Portugal e um oceano partilhado (sécs. XVII-XIX)
 

 

 

Início   .   2015
Duração   .   12 meses
Investigador Principal   .   Hugo Ribeiro da Silva

 

Instituições

Entidade Financiadora

Fundação Calouste Gulbenkian
 

Unidade de Investigação Principal

CHAM — Centro de Humanidades

 

Parcerias

Arquivo Histórico Ultramarino / Instituto de Investigação Científica Tropical
Universidade Federal da Bahia

 

 

O projeto O Atlântico dos outros pretende estudar as mudanças políticas, socioeconómicas e culturais que marcaram a história do mundo atlântico até à abolição da escravatura, considerando as relações da África ocidental e central com o Brasil. O Atlântico dos outros complementa dois outros projetos em andamento, reforçando de forma significativa o estudo dos contextos africanos:

 

1) Salvador da Bahia: American, European, and African forging of a colonial capital city (BAHIA 16-19) entre CHAM–UNL/Uac, UFBA e EHESS;

2) Uma cidade, vários territórios e muitas culturas. Salvador da Bahia e o mundo Atlântico, da América portuguesa ao Brasil República entre CHAM–UNL/UAc e UFBA.

 

Consultores:
. Ana Canas (AHU)
. Pedro Cardim (CHAM)
. Roquinaldo Ferreira (Brown University)
. Vanicléia Silva Santos (UFMG)

 

Objectivos

Este projecto tem como finalidade estudar as dinâmicas políticas, sócio-económicas e culturais que marcaram a história da África ocidental e central, considerando em particular os territórios da costa da Mina, Cabo Verde e Angola e as suas relações com o Brasil durante o período colonial, embora estendendo a cronologia até à abolição da escravatura (1888). Trata-se de uma proposta de trabalho que se articula com dois projetos que já estão em curso. O primeiro intitula-se Salvador da Bahia: American, European, and African forging of a colonial capital city (BAHIA 16-19) e envolve como centro principal o CHAM – UNL/Uaç, em parceria com a UFBA e a EHESS, sendo financiado pelas Marie Curie Actions (PIRSES-GA-2012-318988) e com duração entre 2012 e 2016 (http://www.cham.fcsh.unl.pt/BAHIA/BAHIA_home.html). O segundo intitula-se: Uma cidade, vários territórios e muitas culturas. Salvador da Bahia e o mundo Atlântico, da América portuguesa ao Brasil República e envolve o CHAM – UNL/UAç e a UFBA, sendo financiado bilateralmente pela FCT e pela Capes. 

Em articulação com os outros dois projetos, o presente tem dois objetivos principais:

- favorecer o levantamento documental dos documentos avulsos do AHU relativos a Angola e Cabo Verde;

- estruturação científica e logística de um módulo de e-learning intitulado “Interações Atlânticas: América, África e Europa”. 

 

 

Equipa

 

 

 

Hugo Ribeiro da Silva   .    Coordenador