Romano Torres: um arquivo histórico representativo da edição contemporânea

Início   .   2013
Duração   .   36 meses
Investigador Principal   .   Daniel Melo (CHAM)

Instituições

Entidade(s) Financiadora(s)

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa
Fundação Calouste Gulbenkian

Unidade de Investigação Principal

CHAM — Centro de Humanidades

Biblioteca Municipal Camões / Câmara Municipal de Lisboa

O projecto «Romano Torres: um arquivo histórico representativo da edição contemporânea» visou disponibilizar à comunidade o acesso a informação relativa ao acervo da editora centenária Romano Torres, em especial à constante no seu arquivo histórico e no seu catálogo de títulos publicados. A qualidade e extensão temporal dos materiais conservados conferem-lhe um carácter excepcional no universo dos arquivos e do património editorial ainda existente em Portugal. Deseja-se que a salvaguarda e visibilidade deste acervo único possam sensibilizar o Estado e a sociedade civil para a necessidade de assegurar condições básicas para a guarda, tratamento e acesso a este tipo de arquivos históricos, até hoje muito descurados no país.

Objectivos

Em articulação com o tratamento e descrição do arquivo histórico da Romano Torres, definiu-se como prioritário disponibilizar via internet o inventário em ICA-Atom, um software livre de descrição arquivística disponibilizado pelo International Council on Archives. Disponibilizou-se ainda o catálogo integral da editora, através de base de dados carregada na aplicação Bibliobase, bem como um núcleo representativo de documentos relevantes, previamente seleccionados e digitalizados (incluindo iconografia; para mais detalhes vd. secções Pesquisar e Editora Romano Torres). Outro fim explícito foi a criação do website Romano Torres (http://fcsh.unl.pt/chc/romanotorres/), para alargar o acesso, dar visibilidade e unidade ao projecto e integrar uma série de estudos e instrumentos de trabalho relativos ao mundo do livro e da edição.

Equipa

Daniel Melo    .    Coordenador

Afonso Reis Cabral  (Editorial Presença)

Joanna Lakta (FLUL)