AMERINDIA: Exploring Native Knowledges from Past and Present

Início   .   2021
Duração   .   24 meses
Investigador Principal   .   Pablo Ibáñez-Bonillo (CHAM)

Instituições

Unidade(s) de Investigação

CHAM — Centro de Humanidades

O projecto AMERINDIA: Exploring Native Knowledges from Past and Present centra-se nos saberes dos povos indígenas, especialmente aqueles originários da América do Sul. Parte-se da premissa de que estes conhecimentos são fundamentais para entender e responder aos problemas atuais de escala global. Porém, os diálogos entre saberes resultam difíceis devido a diferenças epistemológicas e metodológicas. Este projecto adopta as universidades como o espaço chave onde os saberes são produzidos e legitimados e, portanto, onde se podem explorar novas formas de tradução e reciprocidade de forma respeituosa com os saberes indígenas. Para atingir este objetivo, será criada uma rede de investigadores de universidades europeias e americanas, que incluirá um número significativo de investigadores indígenas, no sentido de contribuir com pesquisas de promoção estrutural dos saberes indígenas nas práticas universitárias.

Objectivos

O projecto AMERINDIA teve como objectivo principal a submissão de uma candidatura ao programa europeu de mobilidade MSCA Staff Exchanges. Esta candidatura obteve financiamento na call HORIZON-MSCA-2022-SE-01, com o projecto EDGES - Entangling Indigenous Knowledges in Universities.

Membros