RIC - Portal Revistas de Ideias e Cultura

Início . 2006
Investigador Principal   .   Luís Andrade (CHAM)

Websitehttp://ric.slhi.pt/

Instituições Parceiras Internacionais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Portal Revistas de Ideias e Cultura (RIC, ric.slhi.pt) é um programa de estudo e de reprodução de revistas portuguesas do século XX desenvolvido pelo Seminário Livre de História das Ideias (www.slhi.pt), desde o início do presente século, em parceria com a Fundação Mário Soares e a Biblioteca Nacional de Portugal.

Em rigor, RIC não é um projecto, no sentido que a palavra adquiriu no quotidiano institucional académico, mas uma programação geral e aberta de trabalhos científicos com etapas e resultados faseados.

Na origem do programa de investigação, encontram-se:

. a verificação de que as revistas de ideias e cultura são fontes primordiais da história cultural e política do século XX;
. o reconhecimento de que o acesso a colecções completas destas publicações se revela difícil mesmo em instituições de referência;
. a evidência de que o teor dos periódicos comporta problemas epistemológicos específicos, inerentes à sua diversidade temática, de registo e de autoria, além da extensão e da deriva programática que frequentemente patenteiam.

A resposta à situação descrita assenta na combinação específica de três saberes:

. o esclarecimento da História das Ideias, que fundamenta a identificação dos títulos de revistas a considerar e a interpretação do significado dos seus conteúdos;
. o contributo das Ciências da Informação, indispensável para a análise sistemática dos materiais publicados quer no plano descritivo quer no âmbito da elaboração de ficheiros, thesauri e índices;
. o préstimo tecnológico da Informática, que faculta os instrumentos necessários ao registo e à gestão de imagens e de dados, bem como à construção e à  publicitação dos resultados finais.

Supõe-se que os sítios já publicados não só atestam a virtualidade ínsita na confluência disciplinar referida como constituem também exemplos de investigação e de edição conformes aos padrões historiográficos da era das Humanidades Digitais.

Ref.ª.: UID/HIS/04666/2019 e UIDB/04666/2020

Objectivos

O objectivo geral consiste na edição em linha de constelações de sítios que possibilitem o mapeamento da história das ideias e da cultura do século XX através do estudo e da consulta das revistas que lhe conferiram existência.

A concretização deste desiderato apresenta três expressões principais:

. um sítio geral – Revistas de Ideias e Cultura – que reúne informação sobre o papel das revistas na cultura contemporânea e sobre o conjunto dos diferentes títulos editados, em Portugal, no século XX;
. sítios especificamente dedicados a um título, em que a sua colecção pode ser consultada segundo índices e acompanhada de extensa documentação que lhe é conexa;
. a possibilidade de acesso às revistas de modo agregado e transversal, nomeadamente pela junção de títulos e de documentação inerentes a um mesmo movimento intelectual ou de sensibilidade.

Como as concepções doutrinárias novecentistas se revelaram muito atractivas para pensadores, escritores e artistas, a identificação dos periódicos que lhes deram expressão permite segmentar títulos segundo afinidades claras e, assim, abordar de modo segmentado um espaço público que propendia para uma grande diversidade e complexidade.

Team

Luís Andrade     .    Coordenator