Início . 2004
Investigador Principal . João Paulo Oliveira e Costa (CHAM)
Instituições
Entidade Financiadora
Programa Operacional Sociedade do ConhecimentoUnidade de Investigação Principal
CHAM — Centro de HumanidadesInstituição Coordenadora
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de LisboaApoios
Câmara Municipal de LagosFundação Calouste Gulbenkian
Fundação da Casa de Bragança
Parcerias
Instituto de Estudos Medievais / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa
O CHAM em parceria com a Universidade dos Açores, pretende que o projecto da Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa (EVE) dinamize a produção de conteúdos multimédia de natureza científica, educativa e cultural, procurando, desta forma, estimular a utilização das TIC junto de uma larga camada populacional. A EVE é elaborada com o intuito central de colocar à disposição de todos os interessados informação sobre a expansão portuguesa no mundo através de artigos, mapas, quadros e tabelas de carácter sintético, mas dotados de fiabilidade científica.
A Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa, da qual existe desde Setembro de 2004 um protótipo experimental, acumulará as vantagens de uma elaboração ligada essencialmente ao meio académico com a flexibilidade técnica permitida pelo suporte informático. Graças às Novas Tecnologias, será possível acrescentar artigos, actualizar bibliografias e estabelecer um fluxo dinâmico da informação em tempo real. Os leitores dotados das competências necessárias serão encorajados a contribuir com as suas correcções ou outras sugestões, procedendo-se a uma triagem rigorosa das propostas por via de uma caixa de correio electrónico própria.
Assim, textos, tabelas, mapas e imagens constituirão juntos um universo que permitirá buscas rápidas e eficazes de informações concretas, necessárias por exemplo para a elaboração de trabalhos escolares, jornalísticos ou académicos. Por outro lado, o suporte electrónico facilitará também a interactividade com públicos não especializados, nomeadamente através da conjunção dinâmica de materiais escritos e visuais. A introdução de numerosos links entre artigos, mapas, fotografias e materiais iconográficos encorajará os utentes a uma navegação livre, mas provida de sentido histórico, pelo universo dos temas tratados.