Tell el-Far’a Palestina

Início   .   2017
Investigadores Principais  .   Francisco Caramelo (CHAM)    .     Juan Luis Montero Fenollós (CHAM)    .     Jehad Yasin (Patrimonio Cultural)

Website: https://www.tellelfara.com/portugues

Instituições

Unidade de Investigação Principal

CHAM — Centro de Humanidades

Instituição Coordenadora

Ministry of Tourism and Antiquities (Palestine)
Universidade da Coruña
Universidade Nova de Lisboa

Fundación Palarq
Instituto Español Bíblico y Arqueológico
Instituto Universitario de Xeoloxía

Em Outubro de 2016, procedeu-se à assinatura de um convénio de colaboração entre a Universidade da Corunha, a Universidade Nova de Lisboa e o Ministério do Turismo e Antiguidades da Palestina, para iniciar uma nova etapa de investigação em Tell el-Far’a. A primeira campanha de campo teve lugar no mês de Outubro de 2017.

Tell el-Far’a é um arqueossítio de referência na historiografia sobre arqueologia da Palestina. Trata-se, em todos os sentidos, de um enclave que merece novas investigações, a julgar pelo seu potencial histórico para a compreensão da Idade do Bronze e do Ferro nesta região do Mediterrâneo Oriental. A combinação de sondagens estratigráficas (desde a superfície até à base do tell) com a escavação em extensão permitirá chegar a novos dados de indiscutível importância para conhecer a evolução do povoamento na Palestina entre o nascimento das primeiras cidades (c. 3000 a.C.) e a chegada do Império Assírio à região da Samaria (c. 720 a.C.).

Objectivos

O novo projecto arqueológico tem como objectivo principal estudar as seguintes linhas de investigação prioritárias:

. Arquitectura e urbanismo: aldeia e cidade;

. Cultura material: cerâmica, metalurgia, glíptica, etc.;

. Sequência cronológica: arqueologia, história e datação absoluta;

. Economia: rotas e contactos comerciais;

- Fauna e flora: paleo-clima, paleo-dieta e recursos naturais;

- Conservação, restauração, valorização e musealização do sítio arqueológico.

Equipa

Francisco Caramelo    .    Coordenador